Novelas e filmes brasileiros voltam a gravar cenas no exterior

Los Angeles 13/3/2020 – Muitos diretores preferem contratar produtoras brasileiras baseadas no exterior para evitar barreiras com a língua e a cultura

Depois de aproximadamente quatro anos sem filmar cenas de novela no exterior, algo considerado estratégico para cativar a audiência, a Globo quebra o jejum e volta a investir em produções em outros países. Com “Um Lugar ao Sol”, que irá substituir “Amor de Mãe” no horário das 21h a partir de maio, a emissora inaugura uma nova temporada de filmagens fora de casa, dessa vez com comitivas mais enxutas do que as que embarcaram para o Marrocos com “O Clone” (2002), e para a Índia com “O Caminho das Índias” (2009). 

De Lícia Manzo, com Andreia Horta e Cauã Reymond como protagonistas, “Um Lugar ao Sol” já gravou suas primeiras cenas em Praga, na República Tcheca, sob o comando do diretor artístico Maurício Farias. Com essa, já são três novelas consecutivas com locações fora do Brasil.

Foi em julho do ano passado, em “Bom Sucesso”, novela de Rosane Svartman e Paulo Halm que o longo período sem paisagens internacionais foi interrompido, retratando a vida do personagem Ramon (David Junior), na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. A sucessora, “Salve-se Quem Puder”, atualmente exibida no horário das 19h, também teve cenas filmadas no exterior, em Cancún, no México, servindo como pano de fundo para o romance entre a personagem de Juliana Paiva e o ator português José Condessa.

Longas-metragens produzidos pela Globo Filmes também seguem carimbando passaportes no exterior. Em “Minha Mãe É uma Peça 3”, comédia recordista de público no Brasil, Dona Hermínia (Paulo Gustavo) vai parar em Los Angeles, onde trava diálogos hilários com um garçom americano, entre outras aventuras aos arredores de Hollywood. Segundo Valéria Costa, production manager da Brazil Production Services, a cidade foi escolhida também por proporcionar fácil acesso a estúdios e equipamentos dignos de superproduções hollywoodianas. “As cenas da Dona Hermínia no aeroporto, por exemplo, foram gravadas em um estúdio local que trabalha exclusivamente com cenários pré-montados de aeroportos e aviões, coisa que não existe no Brasil”, diz a produtora.

Nos últimos dois anos, houve um aumento de 200% em filmes brasileiros atendidos pela Brazil Production Services nos Estados Unidos, incluindo “Minha Vida em Marte”, de 2018, outro sucesso com o comediante Paulo Gustavo, filmado em Nova Iorque. “Muitos diretores preferem contratar produtoras brasileiras baseadas no exterior para evitar barreiras com a língua e a cultura”, comenta Valéria, que atendeu sua primeira produção brasileira nos Estados Unidos em 2017.

Além da retomada da Globo em gravações internacionais, a produtora aponta com entusiasmo o aumento de videoclipes nacionais gravados fora do Brasil. Recentemente, a companhia produziu o clipe “Get to Know Me”, da carioca Anitta com o DJ suíço Alesso, em uma mansão em Beverly Hills. “Nossas produções estão à altura dos blockbusters internacionais, então nada mais justo do que serem filmadas com a mesma grandiosidade”, defende Valéria.

Website: https://brazilproductionservices.com/bps-portfolio

Web Site: