Novembro Azul: encontro online aborda a Saúde de Meninos e Homens

São Paulo, SP 30/10/2020 –

Como parte do Programa INW Conecta, o INW – Instituto Nelson Wilians realizará o encontro online “Saúde de Meninos e Homens”, no dia 3 de novembro (terça-feira), das 14h às 16h.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte de homens no Brasil, ficando atrás só do câncer de pulmão. Em 2018, o tumor foi o responsável por 15.576 mortes no país, segundo dados do Atlas da Mortalidade por Câncer. E, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 65,8 mil novos casos em 2020.

Quanto mais precoce se faz o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Em razão desse fato, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) idealizou a Campanha Novembro Azul, realizando ações que alertam sobre a importância de adotar hábitos saudáveis e que estimulam a realização de exames.

A recomendação é que homens com histórico familiar ou afrodescendentes façam os primeiros exames de diagnóstico do câncer de próstata (PSA e toque retal) aos 45 anos, e aqueles sem esses fatores de risco, aos 50 anos. A partir do resultado dessa primeira avaliação clínica, o médico deverá indicar o protocolo a seguir.

Marlene Oliveira, presidente do LAL, celebra a força e o alcance da campanha. “Em 12 anos, o Novembro Azul se transformou no maior movimento em prol da saúde do homem no Brasil. Foi abraçado por outras ONGs, empresas privadas, hospitais, governos e escolas. Tornou-se uma campanha de domínio público, gerando valor para a sociedade.”

Em 2018, o LAL realizou uma pesquisa com 2,4 mil homens em todas as regiões do país, trazendo a percepção do brasileiro sobre sua própria saúde. A pesquisa “Um Novo Olhar para a Saúde do Homem” concluiu que 85% dos entrevistados consideram o câncer a doença mais grave. Mais de um terço dos homens estudados relata não ir ao médico pelo menos uma vez ao ano. Nesse cenário, 37% dos entrevistados com até 39 anos e 20% daqueles com 40 ou mais admitem só procurar o profissional quando se sentem mal — esses índices sobem, respectivamente, para 47% e 28% quando se olha para quem depende do SUS, sendo mais críticos nas regiões Norte e Nordeste.

Como parte do Programa INW Conecta, o INW – Instituto Nelson Wilians realizará o encontro online “Saúde de Meninos e Homens”, no dia 3 de novembro (terça-feira), das 14h às 16h.

Marlene Oliveira e o médico urologista Luis Rios vão compartilhar as informações relevantes sobre prevenção, sintomas, diagnósticos e tratamento, além de divulgarem o tema da Campanha de 2020. O conceito de saúde do homem será ampliado com a participação do psicólogo Gilsom Maia e do terapeuta Fábio Manzoli.

O encontro é aberto a todos os públicos. As inscrições podem ser realizadas no link: bit.ty/inwconecta, sendo possível também inscrever-se para os encontros relacionados ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.

Website: http://bit.ty/inwconecta

Web Site: