Novo líder: Santos vence o Avaí e assume a ponta do Campeonato Brasileiro após tropeço do Palmeiras

São Paulo, SP 13/9/2019 –

O clube paulista não liderava o campeonato desde 2016

O Santos venceu o lanterna Avaí por 3 a 1 e não garantiu só os três pontos da rodada, mas também conquistou a liderança do Campeonato Brasileiro. O peixe não ocupava a primeira colocação da competição desde agosto de 2016. A equipe de Sampaoli vem embalada por seis vitórias seguidas e contou com uma série de tropeços do rival Palmeiras para poder alcançar a liderança. 

Resumo da partida 

Em casa, na volta dos jogos ao vivo na Vila Belmiro lotada, o Santos pressionou desde o início e não deixou sequer o Avaí respirar. Logo aos oito minutos, Derlis Gonzáles aproveitou rebote de Marquinhos em falta batida por Carlos Sánchez e encheu o pé para abrir o placar da partida. 

O Santos dominava o jogo, mas o Avaí não se escondeu, saiu para o ataque quando possível e conseguiu empatar o partida aos 27 minutos, quando Léo cruzou e Bruno Sávio fez o corta luz e deixou João Paulo sozinho na grande area, o jogador bateu no canto direito de Éverson deixando tudo igual.

O Avaí até respondia a pressão santista, mas o time da baixada sempre esteve mais perto do gol de virada e ele saiu aos 32 minutos. Soteldo fez bela jogada individual pela ponta e cruzou na medida para Carlos Sánchez, sozinho, ampliar o placar. 

O Santos comandava a partida ao vivo com muitas chances, mas também levava alguns sustos do visitante. Quem fechou o placar da partida foi o lateral Felipe Anderson, que entrou no lugar de Jorge. O jogador deu um chapéu no defensor do clube catarinense e chutou de cobertura no goleiro.

Tropeço do rival

O Santos fez a sua parte ganhando a partida, mas também contou com um deslize do rival, Palmeiras, para chegar a liderança. O time alviverde enfrentou o Vasco, em casa, no Allianz Parque. Logo aos dois minutos, Marrony abriu o placar para o Vasco depois de uma cobrança perfeita de escanteio de Valdívia. Mas para o alívio dos palmeirense, o VAR checou um lance em que a bola bateu no braço de Leandro Castán e marcou pênalti a favor do verdão. Scarpa bateu firme no meio do gol e empatou para o time paulista. O placar final do jogo terminou em 1 a 1, resultado que tirou a liderança do Palmeiras.

A torcida palmeirense protestou ao final da partida, afinal, o time amargava  a quinta partida seguida sem vencer. Com gritos de “Time sem vergonha”, “muito dinheiro para pouca obrigação” e “time pipoqueiro” foram alguns dos gritos entoados pela torcida que se mostrou bastante descontente com os resultados pós-Copa América

“Antes da parada estávamos criando e aproveitando. Não estávamos perdendo gols. De um tempo pra cá começamos a levar gols que não levávamos, e mais do que isso, não estamos fazendo os gols que criamos. Com certeza. Temos que fazer o que podemos quando jogamos. Quando não estamos jogando não tem o que lamentar. Tem de sair de campo com espírito de dar o melhor. Tudo que podia fazer eu fiz. Consciência tranquila, de chegar no vestiário e saber que poderia ter dado algo a mais, não pode acontecer. É chato falar isso, mas bola pra frente. Tem que ter consciência e autocrítica no vestiário, se cobrar, porque o Palmeiras não pode ficar tanto tempo sem ganhar” – declarou Raphael Veiga, jogador do Palmeiras.

O técnico do time alviverde, Luiz Felipe Scolari, respondeu em entrevista coletiva as críticas dos torcedores e ironizou “Não ouvi nada disso. Pipoca? É bom com sal ou açúcar. Muito bom.”

Demais jogos

Outros jogos que merecem destaque na 12ª rodada são os que mais mexeram na tabela. Como a partida entre São Paulo e Fluminense. Depois de subir 5 posições após a goleada sobre a Chapecoense, a equipe paulista teve mais uma boa atuação e agora está no G-6 da competição a 8 pontos do líder. O lateral Reinaldo marcou os dois gols da partida pelo lado do São Paulo e Yony González foi o autor do gol do Fluminense. 

No clássico carioca entre Flamengo e Botafogo foi recheado de polêmicas, belos gols e viradas. A vitória ficou com time rubro negro com gols de Gérson, Gabigol e Bruno Henrique já pelo lado do Botafogo Cícero e Diego Souza marcaram. Teve gols para todos os gostos, de cabeça, chutaço de fora da área, tabelinha e chute de primeira, os mais de 45 mil torcedores presentes no Maracanã presenciaram uma boa partida. 

A rodada também ficou marcada pela quantidade de placares sem gols. Chapecoense e Bahia; Goiás e Atlético-MG; e CSA e Grêmio ficaram só no zero a zero. 

Corinthians, Internacional e Atlético Paranaense também garantiram os três pontos nessa rodada. Os times venceram Fortaleza, Ceará e Cruzeiro, respectivamente. 

Tabela do Brasileirão 

Santos 29
Palmeiras 27
Flamengo 24
Atlético-MG 21
São Paulo 21
Internacional 20
Athletico-PR 19
Corinthians 19
Goiás 17
Botafogo 16
Grêmio 16
Bahia 16
Ceará 14
Fortaleza 14
Vasco 13
Cruzeiro 10
Fluminense 09
Chapecoense 09
CSA 07
Avaí 05

Website: https://www.afolhahoje.com/

Web Site: