Novos cenários do secretariado executivo: pandemia, inovações tecnológicas e futuro do setor

São Paulo/SP 11/12/2020 – Precisamos nos redescobrir como facilitadoras e entender a atual necessidade dos executivos, mantendo-nos sempre atualizadas e em constante aprendizado.

Profissão é a terceira que mais cresce no mundo, segundo a ONU

O Secretariado Executivo tem sofrido diversas readequações e mudanças ao longo dos anos, segundo a secretária executiva, Karina Morais Valis, especialmente com o acesso às novas tecnologias. “Mas não há dúvidas de que, mesmo com as transformações que já vêm sendo experimentadas, o ano de 2020 foi de forte mudança no setor. No cenário da pandemia, as secretárias tornaram-se assistentes virtuais pela efetivação do trabalho remoto, que permitiu que executassem plenamente as funções.”  

Para a profissional, a secretária é o elo que promove a comunicação e as relações interpessoais na organização. “Nossa profissão, que sempre dependeu fortemente do contato olho no olho e da presença física, precisou se reinventar. Hoje, dominar o mundo virtual não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade real.”

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a profissão de secretária é a terceira que mais cresce no mundo. Para Karina, estas profissionais vêm assumindo mais e mais funções dentro das organizações, absorvendo responsabilidades adicionais. “Essa tendência deve aumentar no futuro, pois é importante ressaltar que a secretária não consegue ser substituída na resolução de imprevistos, na criatividade, programação, inteligência emocional e como elo entre o executivo e a função, que exige cumplicidade e responsabilidade.”

A tecnologia foi essencial neste período de pandemia, segundo a profissional, para a execução de função por meio de softwares e plataformas digitais. “Organizar uma reunião com diversos participantes virtuais virou rotina e gerenciar uma agenda profissional, com todas as adaptações e surpresas que o home office nos proporciona, tornou o dia a dia uma grande incerteza.” 

Para finalizar, Karina lembra da importância de estar atento a pequenos detalhes que podem sabotar o trabalho neste novo cenário virtual, como ter uma excelente conexão wi-fi e baterias sempre carregadas, por exemplo. “Precisamos nos redescobrir como facilitadoras e entender a atual necessidade dos executivos, trabalhando com competência informacional, mantendo-nos sempre atualizadas e em constante aprendizado, afinal, atualmente, uma secretária também exerce funções significativas nos departamentos, assumindo mais responsabilidades e visibilidade dentro do negócio. Temos que estar preparadas para qualquer cenário futuro”, finaliza.

Website: http://linkedin.com/in/karina-morais-valis-090148bb

Web Site: