Novos chefes assumem Departamento de Anatomia do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp

Botucatu, São Paulo 20/5/2013 –

Um dos maiores setores de ensino do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IBB), o Departamento de Anatomia empossou dia 17, os professores José de Anchieta de Castro e Horta Júnior e Patrícia Fernanda Felipe Pinheiro como os novos chefe e vice-chefe, respectivamente. O mandato é de dois anos e ambos sucedem a professora Selma Maria Michelin Matheus.

A solenidade de posse contou com a presença dos professores Maria Dalva Cesario e Wílson de Mello Júnior- respectivamente diretora e vice-diretor do IBB-, além de servidores e docentes vinculados ao Departamento. “A posse de uma chefia de Departamento se traduz em um momento importante da Instituição. Os gestores têm o comprometimento em intermediar a relação de parceria administrativa entre o Departamento e a Direção”, frisou profª Maria Dalva.

Cessante do cargo, profª Selma realçou que os desafios surgidos durante seu período de gestão foram superados com o apoio dos colegas de setor e agradeceu a confiança depositada. “Os momentos em que passamos pela chefia de um Departamento grande como este pode se perceber a complexidade e os detalhes de se administrar”, avaliou.

Após assinar o termo de posse, prof. Anchieta frisou a responsabilidade na gestão do Departamento que, além de atender as especificidades acadêmicas do Instituto de Biociências, também oferece suporte no ensino, pesquisa e extensão às demais unidades da Unesp em Botucatu. “É um trabalho de grande responsabilidade estar à frente de um dos maiores departamentos voltados ao estudo da Anatomia em toda a Unesp, frisou.

Prof. José de Anchieta de Castro e Horta Júnior possui graduação em Odontologia (1996), mestrado em Ciências Biológicas – Anatomia (1999), ambos pela Unesp e doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (2004) e Neurociências pela Universidad de Salamanca (Espanha- 2008). Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Neurociências de Castilla y León (Espanha) aperfeiçoando-se no estudo do sistema nervoso com métodos para estudo da morfologia.

Já a vice-chefe Patrícia Fernanda Felipe Pinheiro Possui é graduada em Ciências Biológicas- Modalidade Médica, em 1997-, mestrado em Ciências Biológicas- Área de Anatomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ambos pela Unesp. Também fez doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004). Possui experiência Anatomia Humana, Neuroanatomia e Ciências de Animais de Laboratório.

Sobre o Departamento de Anatomia

Com 14 professores e sete servidores, o Departamento de Anatomia é responsável pelas disciplinas de Anatomia Humana (para os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomédicas e Nutrição), Anatomia e Exterior dos Animais Domésticos (Medicina veterinária, Zootecnica e Agronomia), Anatomia Geral e Comparada (Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura – Bacharelado/Licenciatura e Modalidade Médica). Também promove programas de extensão universitária, estágios e pesquisa.

Para o suporte em ensino estão disponibilizados três laboratórios didáticos (Anatomia Humana; Veterinária e laboratório de Anatomia Animal e Humana). Também sedia espaços para pesquisas em Imunoistoquímica; de Rotina Histológica e de Pequenas Cirurgias de Animais Experimentais.

O Departamento de Anatomia tem importante papel na criação da antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. Foi com o professor Nicanor Letti, em 1963, que ocorreu a aula inaugural da instituição na sala da Cadeira de Anatomia, com o título “Tendências Atuais do Ensino de Anatomia”.

O setor foi criado inicialmente como disciplinas de Anatomia Humana, Veterinária e Comparada vinculadas ao Departamento de Morfologia da antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). Com a extinção da antiga escola e a criação da Universidade Estadual Paulista, estas disciplinas passam a integrar o Instituto de Biociências, criado pela Unesp em Botucatu. (com informações da historiadora Isaura Bretan e do site oficial do departamento).

Website: http://www.ibb.unesp.br/#!/noticia/409/novos-chefes-assumem-departamento-de-anatomia-do-ib/

Web Site: