NSK Brasil instala robô para melhorar eficiência na sua linha de produção

São Paulo 31/1/2020 –

A NSK Brasil, multinacional japonesa fabricante de rolamentos, acaba de fazer uma inovação em sua fábrica, em Suzano, na Grande São Paulo, instalando um robô na linha de produção destinada à montagem de cubo de roda. O robô é mais um passo da companhia para a evolução dos seus processos industriais e da Indústria 4.0, com o intuito de agilizar e tornar sua produção cada vez mais eficiente.

O processo de implantação do robô foi desenvolvido, testado e instalado pelos próprios funcionários de Engenharia da NSK Brasil, com o objetivo de agilizar a finalização do processo de separação das peças com maior grau de assertividade e em menor tempo na conferência dos produtos a serem expedidos.

A adaptação dos colaboradores dessa linha específica de produção em relação ao robô foi bastante positiva. A entrada do robô cadenciou o ritmo de trabalho e, na prática, melhorou todo o processo de operação dessa linha de montagem. Todos os envolvidos entenderam o processo de inovação realizado pela empresa.

Frequentemente, o robô passará por inspeção para verificar desgastes e potenciais machucados nas suas garras. Uma nova máquina está em fase de implantação na mesma linha de produção para fazer o processo de pintura do cubo de roda. Neste caso, o foco do robô é otimizar a realização do trabalho repetitivo e evitar a exposição dos colaborares a tinta.

Sobre a NSK
A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos. Presente no Brasil desde a década 70, a fábrica NSK do Brasil produz rolamentos fixos de uma carreira de esferas e rolamentos automotivos. Para atender todas as exigências de qualidade dos mercados industrial e automotivo, a NSK Brasil detém as certificações ISO 9001, IATF 16949:2016 e ISO 14001.

Em julho de 2019 completou 47 anos da fabricação do primeiro rolamento produzido na sua fábrica em Suzano-SP, a primeira a ser construída fora do Japão.

Globalmente, a empresa tem mais de 100 anos de existência, 64 fábricas em 13 países, 16 Centros Tecnológicos em 10 países, 118 escritórios de vendas em 30 países, 31,4 mil funcionários em todo mundo e um faturamento global de US$ 9 bilhões (dados de 2018). Para mais informações, visite o site da empresa em www.nsk.com.br.

Website: http://www.nsk.com.br