Número de advogados deve chegar a 2 milhões em 2023, e especialistas ensinam como se destacar no mercado

24/10/2019 –

Os números do mercado jurídico no Brasil surpreendem. São mais de 100 milhões de processos rodando simultaneamente no Judiciário brasileiro e 1.237.932 advogados atuando no país em 2019, segundo dados da OAB.
Em média, cada advogado é responsável por 83 processos. E esse número tem tudo para subir muito nos próximos anos.
Em 2016, o número de advogados em operação era de 1 milhão. Em 3 anos, houve um aumento de mais de 23%. A perspectiva atual é que o número de advogados no Brasil suba para 2 milhões em 2023.
Isso significa que a área, já muito abarrotada e competitiva, aumentará suas disputas internas e exigirá muito mais dos advogados que querem obter sucesso.
Mas como se destacar em um mercado que está constantemente mais competitivo? Os especialistas do software jurídico SAJ ADV dão algumas dicas de como alcançar o sucesso no futuro.

1. Uso de tecnologia

As normas básicas de disputa em mercado indicam que a concorrência é benéfica ao gerar maior produtividade entre os agentes em ação, ou seja: quando há muita concorrência em uma área do mercado, aumenta-se a produtividade geral do setor, pois os profissionais buscam otimizar os processos para gerar melhores resultados.
Isso significa que os advogados atuais terão de aprender novas formas de serem mais produtivos para conseguirem um lugar ao sol em 2023, quando o número desses profissionais será de 2 milhões em operação no Brasil. E o segredo para ser mais produtivo está na tecnologia.

“Ferramentas tecnológicas como softwares jurídicos ou aplicativos para advogados são essenciais para aumentar a produtividade do profissional. Essas ferramentas facilitam a resolução de tarefas repetitivas e diminuem o número de erros do advogado”, explicam os especialistas.
Um exemplo disso é o próprio programa da SAJ ADV. Segundo a empresa, o seu software jurídico poupa 20 horas por mês, em média, para cada colaborador de um escritório de advocacia.

Essas 20 horas poderiam ser melhor utilizadas para atendimento de mais clientes, especialização ou produção de petições, argumentos e defesas mais eficazes para os casos atuais. Seja qual for a opção, a produtividade geral do escritório sobe.

2. Investimento em novas áreas

A teoria do Oceano Azul diz que quando há muitos tubarões competindo em um mesmo mar, ele logo fica vermelho por causa do sangue perdido na luta. Assim, sobra pouco espaço para crescer no meio de tanta competição.
Por isso, o ideal para uma empresa em um cenário de mercado superlotado seria buscar um novo oceano – um Oceano Azul – inexplorado e com bastante espaço para crescer sem precisar lutar com outros tubarões.

Não restam dúvidas que o mercado de advocacia se tornará um oceano vermelho por causa da briga de tubarões e outros peixes de menor porte. Diante disso, os especialistas da SAJ ADV sugerem que o profissional se especialize em áreas com pouca concorrência.
“Existem ramos do Direito que são novos e com poucos profissionais. Quem se estabelecer neles agora, terá alguns benefícios em relação aos seus competidores e ganhará um Oceano Azul de vantagem”, dizem os especialistas.

Dentre as áreas novas do Direito que podem significar Oceanos Azuis estão o Biodireito, Direito de Compliance, Direito Desportivo, Direito da Energia, Direito Digital, Arbitragem, Blockchain no Direito e Cibersegurança.

3. Foco no cliente

Uma das soluções para quem quer manter espaço (ou conquistá-lo) em um mercado competitivo é oferecer algo ao cliente que nenhum competidor poderá fazê-lo. Se não for possível fazer o serviço pelo menor preço, então que seja oferecida a melhor relação com o cliente.
“Uma maneira de fidelizar clientes é manter o foco nele em todas as partes do processo. Um advogado não só deverá se preocupar em obter sucesso nas disputas jurídicas em nome dos clientes, como também estimular uma relação emocional e longeva com eles”, diz o especialista consultado.

Em outras palavras, um advogado deverá dominar as leis e também a relação interpessoal com os clientes.
Nessa área, a tecnologia também pode ajudar a facilitar o foco no atendimento ao cliente para fidelizá-lo e garantir um fluxo de receitas estável para o escritório. Afinal, os softwares de gestão jurídica permitem atender melhor os clientes.

“Algumas opções de ferramentas para advogados permitem guardar e editar documentos com a computação em nuvem. Isso permite que o profissional possa editar documentos em uma reunião com o cliente ou checar informações enquanto estiver no carro, preparando-se melhor para um encontro”, explicam os especialistas do SAJ ADV.

4. Investimento em novas formas de Marketing

Desde que obedeçam às diretrizes e normas do Código de Ética da OAB, os novos advogados devem buscar explorar novas plataformas de Marketing para se destacarem e encontrarem canais inovadores e assim estabelecerem uma comunicação saudável com os clientes.
“Existem muitas plataformas de Marketing potentes na Internet e tantas outras deverão surgir nos próximos anos. Atualmente as redes sociais, com especial destaque para o Instagram e o WhatsApp, são ferramentas muito úteis para os advogados”, contam os especialistas.

De fato, as redes sociais são excelentes ferramentas para advogados promoverem posts educativos e divulgarem seus serviços para potenciais clientes.
A melhor estratégia de conteúdo nessas plataformas é manter a autenticidade do material e elaborar posts educativos, que possam abrir espaço para interações e discussões com o público, sempre com respeito e educação, claro.

“Dessa forma, é possível estabelecer autoridade perante o público e criar uma conexão emocional com o cliente, a fim de que seja o primeiro nome lembrado quando ele precisar de ajuda jurídica”, concluem os especialistas do SAJ ADV.

Website: https://sajadv.com.br/

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