O celular-escritório dos “trabalhadores de aplicativos”

São Paulo, SP 28/11/2019 –

As oportunidades de trabalho formais andam cada vez mais escassas. Essa realidade levou a um crescimento no número de trabalhadores informais. Principalmente com o desenvolvimento de um híbrido entre emprego formal e o trabalho autônomo: os empregos de apps, como motorista particular (Uber, 99 e Cabify, por exemplo) e entregador de delivery, como iFood e Rappi. São quase 4 milhões de trabalhadores nessas condições, com grande parte utilizando essas plataformas como fonte de renda principal. 

Os trabalhadores autônomos, como pode-se considerar essa categoria de entregadores e motoristas por aplicativo, representam 17% dos 23,8 milhões de brasileiros profissionais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, até fevereiro.

Esses mais de 4 milhões de trabalhadores atendem a uma demanda de cerca de 17 milhões de pessoas que utilizam o iFood e as 22 milhões que costumam utilizar Uber, segundo números das próprias companhias. Esse aumento na demanda exige que entregadores e motoristas estejam sempre conectados, pois a todo instante pode haver novos pedidos de entrega ou de transporte chegando no celular. Portanto, o telefone fixo do escritório virou a internet móvel no celular. A dúvida agora é saber quais os melhores planos de internet para motorista de aplicativo e plano de celular para iFood, por exemplo.

Uma análise sobre planos de internet para celular

Alguns pontos precisam ser levados em conta para quem vai contratar um plano móvel de celular para Uber, iFood e afins. Abaixo estão alguns deles:

Cobertura

Fundamental saber se o celular vai funcionar em qualquer região da cidade. Por mais que operadoras digam que haja cobertura, é necessário saber se a comunidade de trabalhadores autônomos comprovam essa afirmativa. Especialmente ao atender locais foras das áreas mais centrais ou urbanas.

Custo/benefício

O trabalho como delivery ou motorista particular de aplicativo gera uma renda variável. Portanto, a análise na escolha de um plano controle, pós-pago ou pré-pago precisa ser feita com base nos ganhos mensais médios. Importante também analisar o que traz de vantagens o plano contratado, como ligações ilimitadas e internet sem bloqueio.

Internet

O tamanho da franquia de dados precisa levar em conta o consumo médio de gigabytes por mês. Saber qual é o melhor plano de internet para Uber, por exemplo, depende do tanto que o aplicativo consome de internet. Além de outros usos como WhatsApp e demais aplicações pessoais. Especialistas afirmam que apps, como Waze e Google Maps, consomem mais de 100 MB por dia no seu celular. Portanto, analisar a carga horária em relação a uso diário é primordial.

Website: https://agiliza.nextel.com.br

Web Site: