O “lado sombrio das franquias” é revelado em livro de especialista no assunto

Rio de Janeiro, RJ 16/12/2020 –

Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2019 e publicada neste ano pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), empreender ocupa o quarto lugar na lista de desejos do brasileiro, atrás apenas de comprar um carro, viajar pelo Brasil e ter a casa própria. A tarefa, no entanto, não é fácil, como bem diz o consultor em franchising Alberto Bechelli de Morais, autor de um livro sobre o assunto: “não se trata apenas dos vultuosos investimentos necessários para se abrir uma empresa, é necessário, dentre outros, entender os meandros da extensa e demorada burocracia necessária para esse feito. Sem contar os impostos, pois o Brasil tem uma legislação fiscal e tributária bastante complexa e onerosa, com tributos municipais, estaduais e federais.”

Ainda assim, nada garante que o empreendimento tenha algum sucesso, pois o empreendedor precisa ter um bom plano de negócios e conhecer bem o seu ramo de atividade, principais fornecedores, produtos e necessidades de seus clientes. E deter esse conhecimento é a “joia da coroa” para todo o empreendedor, e pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma nova empresa.

Diante disso, uma boa opção para empreender é aproveitar a experiência de quem já está consolidado no segmento em que se pretende atuar, com marca já reconhecida pelos clientes. Uma boa franquia facilita o trabalho do empreendedor, por já trazer um modelo de negócio testado e documentado, transferindo ao franqueado todo o know-how necessário.

Mas, nem tudo são flores no universo das franquias, e cuidados devem ser tomados na hora de investir utilizando esse sistema, pois em geral tende a ser um investimento bastante oneroso. É o que alerta Alberto Bechelli Morais em seu livro “O lado sombrio do franchising” . A obra é, na verdade, um guia de orientação para aqueles que pretendem atuar no segmento de franchising, tanto franqueados e franqueadores, como prestadores de serviços para redes de franquia, consultores, professores e estudantes. A obra aborda o tema de forma teórica e prática, sempre com um olhar crítico.

Focado no mercado brasileiro, traz exemplos que facilitam o entendimento do funcionamento dessa atividade que vem crescendo bastante nos últimos anos. Do lado do franqueado, mostra cuidados que este deve tomar para, usando as palavras do próprio autor, “se defender dos maus franqueadores, como também das marcas aventureiras e dos estelionatários de plantão”. Orienta também o franqueador, de forma a evitar práticas condenáveis, que podem trazer consequências nocivas a longo prazo para a marca e sobrevivência da franquia.

Website: https://barralivros.com/o-lado-sombrio-do-franchising

Web Site: