O Marketing Público e a Evolução Da Comunicação

26/6/2013 – O Marketing Público tem como missão, a orientação e o comprometimento dentro de cada meta estabelecida, planejando e integrando toda uma comunidade no espírito da administração.

O Marketing Público é a evolução da comunicação governamental, política e eleitoral, onde os processos tradicionais como Marketing, Assessoria de Imprensa, Pesquisas Estatísticas e Publicidade estão esgotados. É uma área que abrange uma grande variedade de saberes e atividades, e pode-se dizer que é um conceito em processo de construção ligada a cinco áreas: Organizacional, Científica, Estado e/ou Governamental; Política e/ou Eleitoral e da Sociedade Civil Organizada.

É destinado aos órgãos governamentais (executivo, legislativo e judiciário), partidos políticos, permissionários de serviços públicos, autarquias, instituições sem fins lucrativos, entre outras empresas que influenciam diretamente na prestação de serviço ao cidadão tendo como objetivo o fim público.

Para o desenvolvimento de um Plano de Marketing Público, é necessário um processo sistemático, que se inicia com a identificação das necessidades dos cidadãos (Levantamento de Dados), a análise da situação atual e do ambiente, em seguida o estabelecimento de objetivos e de metas de marketing (Projeto de Ação), define o melhor conceito para imagem da cidade, instituição e de seus gestores e determina o posicionamento desejado através da interdiscursividade, semiótica e estratégia de comunicação inteligente.

A implementação do Plano de Marketing Público, aproveita as oportunidades para atender as necessidades dos cidadãos de forma a contribuir, não somente para o bem social, mas também para o bem econômico, através de ofertas de serviços de qualidade, obtendo aumento do interesse e da satisfação da população, resultando na aceitação voluntária.

A definição de marketing público não está relacionada ao marketing político protagonizado pelos partidos em época de eleição e que tem como objetivo angariar votos. Estamos falando de metodologias que podem ser desenvolvidas para facilitar a comunicação com a população no ambiente governamental, com o objetivo de que as políticas públicas sejam acolhidas e envolvam os cidadãos.

Vale destacar a importante relação de troca existente neste processo. A troca por benefícios, realizações e satisfação. De um lado o administrador, de outro o cidadão, que por obrigação, paga seus impostos e deseja receber o retorno à altura. A qualificação desse retorno influência diretamente na aprovação do mandato e do gestor.

Dentro desta definição podemos trabalhar as ações de marketing público entre o eficiente (fazer) e eficaz (satisfazer). O Eficiente com ações de marketing necessárias para alcançar a resposta desejada e o Eficaz com referência às medidas que geram resultados satisfatórios.

Outro fator importante no marketing público é o relacionamento da imagem do gestor ou órgão governamental, com o sua gestão/administração. Está comprovado que os eleitores votam mais nas pessoas e menos nos partidos, o que torna fundamental a escolha e o modo de agir dos agentes e organizações públicas. Sendo assim, é necessário estreitar a relação entre os agentes públicos e os cidadãos. A implementação de uma política de proximidade ao cidadão é fundamental. É preciso aproximar, saber ouvir e se comunicar, além de realizar campanhas permanentes de conscientização e prestação de serviços.

Torna-se essencial saber comunicar e desenvolver uma política de comunicação, para que os projetos governamentais tenham o melhor acolhimento por parte dos cidadãos, principalmente quando as medidas a serem implementadas requerem uma transformação. Vale dizer que, supostamente, existem resistências às mudanças, mas minimizando os fatores negativos pode-se conseguir a adesão voluntária da maioria. Neste campo, é essencial que os agentes públicos expliquem com exatidão a população, as políticas públicas de grande impacto que pretendem implementar.

O Marketing Público tem como missão, a orientação e o comprometimento dentro de cada meta estabelecida, planejando e integrando toda uma comunidade no espírito da administração, forma a identidade e imagem da gestão e dos agentes públicos, onde identidade significa caráter e imagem a forma como o gestor se apresenta para a opinião pública.

Lincoln Xavier é Diretor Executivo da Confirma, agência especializada em Marketing Público, pós-graduado em Marketing e Propaganda Eleitoral pela USP e certificado em Comunicação Política e Estratégias Eleitorais pela The George Washington University.

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