O papel da mulher na tecnologia e suas diferentes gerações

São Paulo, SP 6/3/2020 –

Ada Lovelace é uma das pessoas mais importantes da tecnologia: em 1843, foi a responsável pela criação do 1º algoritmo. Nem todas as pessoas sabem que uma mulher foi uma das percussoras desta área. E ela não é a única. Apesar disso, ainda hoje a presença delas em TI ainda é pequena. Mas a transformação do cenário está acontecendo. Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) compartilhados no Portal CanalTech, nos últimos cinco anos, a participação feminina na tecnologia cresceu 60%. Ainda assim, elas representam apenas 20% dos profissionais do mercado Tech brasileiro.

No mês da mulher, a FIAP realizará dois eventos para dialogar temas relacionados com as mulheres na tecnologia. Em 12 de março, teremos o Meetup “FIAP + Avanade Meetup: Geração de mulheres na tecnologia”, que trará profissionais de destaque no mercado de TI que irão falar sobre as diferenças nas gerações e como é esse ambiente que ainda é majoritariamente composto por homens. Além disso, temas como inclusão, dicas de carreira e diversidade farão parte do evento, totalmente gratuito

Meetups são encontros informais organizados pela própria comunidade, tornando possível ter aceleradoras de startups, investidores e futuros unicórnios juntos em um mesmo ambiente trocando experiência e conhecimento. Para ficar por dentro dos próximos encontros, acompanhe nosso grupo na plataforma Meetup para se inscrever e saber mais sobre os próximos encontros.

Seguindo a programação, teremos o Workshop do Bem: Mulheres de UX, Liderança feminina e Gestão Estratégica, que irá falar sobre a Jornada da Mulher no mercado de UX, que está cada vez mais em ascensão. Nesta edição, vamos discutir essa importante jornada com mulheres que abriram o caminho para novas gerações de UX e de empreendedoras do setor.

O Workshop do Bem, programa social do Centro Universitário FIAP, surgiu em 2014 e desde então apoia diversas instituições de caridade com a verba arrecadada. A ideia é passar um pouco do que é abordado nos cursos de graduação, MBA e Shift (cursos de curta duração) da FIAP. O principal objetivo é disponibilizar à comunidade um conteúdo relevante nas diversas áreas de tecnologia, inovação e negócios. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 150,00, quem escolhe é o participante e toda a renda é revertida para projetos beneficentes da FIAP.

Sobre a FIAP
O Centro Universitário FIAP é considerado referência no ensino de Gestão e Tecnologia da Informação no Brasil, com 21 cursos de graduação, 32 MBAs e mais de 25 cursos de curta e média duração nas áreas de tecnologia, negócios e inovação. Seu corpo docente é composto por cerca de 350 profissionais, mestres e doutores que, além da reconhecida titulação acadêmica, são atuantes no mercado e que possuem uma expressiva jornada profissional. Este diferencial torna a vida acadêmica dos alunos ainda mais rica e fomenta sua entrada no mercado de trabalho atual. A FIAP é classificada no chamado “Grupo de Excelência” do Ministério da Educação. Este grupo reúne as instituições com notas 5 e 4 (escala de 1 a 5), considerando o IGC (Índice Geral dos Cursos), que é o indicador de qualidade mais importante do ensino superior. A FIAP possui quatro unidades em São Paulo: Aclimação, Paulista, Vila Olímpia e Alphaville.

Website: http://www.fiap.com.br

Web Site: