O plástico pode virar uma arma na mão de pessoas desinformadas

São Bernardo do Campo – São Paulo 17/12/2019 – “A sustentabilidade passa pelo plástico, mas o descarte consciente depende de todos nós.” Marco Tullio Loffredo – Diretor da Clarin Plásticos.

Verdade seja dita, o plástico é muito importante para as vidas das pessoas. Grande parte dos objetos que fazem parte da rotina das pessoas é feito com este material, mas infelizmente o descarte consciente do plástico pós-consumo não faz parte desta realidade.

Segundo a pesquisa realizada pela Ipsos Global Advisor – Um mundo descartável – O desafio das embalagens e do lixo plásticos, no mundo, somente um pouco mais da metade das pessoas (53%)  responderam que as regras da reciclagem de lixo doméstico são claras. No Brasil as pessoas concordam menos ainda com esta afirmação, só 46% dos brasileiros sabem como funciona a coleta seletiva.

O Brasil também ficou abaixo da média global, com 47% dos entrevistados concordando sobre a eficiência do serviço de coleta seletiva em sua região.

Mesmo não havendo tanto conhecimento sobre o assunto, as pessoas mostraram preocupação com as questões ambientais. 80% acham que as empresas deveriam ser obrigadas a reciclar e reutilizar as embalagens que produzem e 76% valorizam as marcas preocupadas com o meio ambiente.

Para o Diretor da Clarin Plásticos – Marco Tullio Loffredo a falta de informação é um desafio – “As regras de reciclagem de lixo doméstico são claras mas a maioria das pessoas não tem o conhecimento delas”.

“Existe aqui uma oportunidade para as empresas e a sociedade. Marcas que proporcionam embalagens mais sustentáveis sem prejudicar os benefícios funcionais vão se conectar com os anseios dos brasileiros e adquirir uma vantagem competitiva” afirma Sandra Pessini, Diretora de Comunicação da Ipsos.

Reciclagem de Plástico

A maior parte dos produtos atualmente utilizam o plástico e é muito difícil imaginar a evolução da humanidade sem este material. Mas da mesma maneira que o elemento foi fundamental para o progresso da sociedade hoje ele é considerado um vilão. Uma das principais formas de minimizar os problemas causados ao meio ambiente é descartar o plástico corretamente, possibilitando a reciclagem.

A Clarin – distribuidor de resinas plásticas em São Bernardo do Campo, São Paulo – se preocupa com o meio ambiente, e fornece todas as informações para que a reciclagem dos materiais com plástico seja feita da forma correta.

A reciclagem é fundamental. Todos os objetos de plástico que podem ser reciclados devem ser descartados nos locais para esse efeito. Misturar o lixo todo não permite a reutilização dos materiais recicláveis (plástico, vidro, papel). Por isso, o primeiro passo é ter recipientes para cada um desses materiais, e um para lixo indiferenciado (doméstico).

Regras para reciclagem

A coleta seletiva tem um funcionamento que varia de cidade para cidade, e é responsabilidade dos municípios fazer a divulgação correta do serviço.

A separação do lixo reciclável do não-reciclável precisa ser feita de acordo com alguns parâmetros, segundo informações fornecidas pela Clarin Plásticos:

• Embalagens plásticas que contém líquidos ou alimentos precisam ser levadas e colocadas no lixo reciclável sem tampa;
• Vidros também precisam ser lavados e, se tiverem quebrados, precisam ser separados em caixas de papelão ou envoltos em jornal para não ferir o coletor;
• Metais, como latas de alumínio, precisam ser prensados, se possível;
• Caixas de papelão precisam ser desmontadas;
• Papeis não podem ser metalizados e precisam estar secos;
• Resíduos orgânicos, papeis engordurados ou sujos e embalagens plásticas metalizadas não são recicláveis.

O tipo de material que pode ser reciclado também depende da capacidade de processamento de materiais em cada região – alguns locais têm capacidade de reciclar materiais que não são aceitos em outros centros de processamento.

Raimundo Nonato Batista que é proprietário de uma empresa especializada em reciclagem comemora a recente parceria – “Fizemos um convênio com a Clarin para retirar lá todo o material reciclável e pretendemos estender isto para as empresas da rua toda.

A Clarin Plásticos é uma empresa de venda e distribuição de resinas plásticas, polipropileno (PP), polietileno (PE), poliestireno (PS), ABS, Nylon, entre outras. Surgiu em janeiro de 2016, quando Marco Tullio comprou a empresa, com o objetivo primórdio de modificar o conceito do comércio atacadista de plástico.

Consciência ambiental

No mercado atual, percebe-se facilmente que quase todos os produtos têm em sua composição o plástico, tanto os objetos simples, como dos mais luxuosos.

A sustentabilidade passa pelo plástico, mas o descarte consciente depende de todos nós.” é o que reflete Ana Luiza Rocha de Paiva Coutinho – Diretora Administrativa na Clarin Plásticos.

A Clarin Plásticos surge, assim, como a empresa especializada na venda e distribuição de resinas plásticas importadas de alta qualidade, e prima pela qualidade desde o momento de atendimento inicial, ao contato pós-entrega.

(11) 4109-1299
www.clarinplasticos.com.br

Website: http://www.clarinplasticos.com.br

Web Site: