O que o gestor de vendas pode aprender com as escolas de samba

São Paulo 21/2/2020 – Em vendas funciona assim: cedo no ano, cedo no mês, cedo na semana e cedo no dia. Quem chega cedo bebe água limpa.

O que aconteceria se o colaborador se preparasse o ano todo para realizar uma única venda? E se a empresa pagasse o colaborador o ano todo para planejar uma única apresentação de vendas? Será que seria um sucesso? Algo similar acontece com as escolas de samba e o principal segredo é o planejamento.

Peter Drucker diz: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. Ter um bom planejamento e tomar decisões é essencial para alcançar um lugar no futuro.

O que o gestor pode aprender com as Escolas de Samba:

  • Planejamento

O trabalho começa logo após o Carnaval. Após as comemorações das escolas vitoriosas e das reflexões das derrotadas, (ou seja, na quinta-feira após o carnaval) carnavalescos, sambistas e compositores já estarão reunidos para pensar na escolha do tema e de como ele será trabalhado para o próximo desfile.

Verifica-se o orçamento, os recursos, as pessoas disponíveis, o planejamento e as ações necessárias para que no dia do desfile tudo esteja pronto. Para isso, três itens são importantes: Recursos, Tempo e Pessoas. Os Recursos são todos os insumos, produtos, materiais necessários para que a ação seja realizada. Tempo é o período necessário para alcançar o resultado planejado. E Pessoas são os indivíduos envolvidos no processo de planejamento e de execução.

Dica para o gestor:

O professor Isaac Martins, especialista em gestão de alta performance de equipe de vendas comenta: “Não importa qual tenha sido a vitória ou derrota da meta. Acabou o mês é momento de planejar o mês seguinte. Em vendas funciona assim: cedo no ano, cedo no mês, cedo na semana e cedo no dia. Quem chega cedo bebe água limpa.”

  • Foco

Assim que a escola definiu, validou e aprovou o planejamento, vem a parte crucial: manter toda a equipe focada. Reuniões iniciais para traçar estratégias mais corretas, definição de prazos, metas, ações, métodos, pessoas envolvidas e lideranças, tudo deve ser definido no início do processo e será o foco dos resultados durante toda execução do planejamento.

Dica para o gestor:

“O foco é muito importante na execução das atividades, tenho visto que um dos maiores erros nos gestores e supervisores de vendas e televendas é a falta de execução do planejado, alguns culpam a falta de tempo, no entanto, tenho observado que o grande vilão é a falta de foco.” explica Martins. ” Todos que atuam na área de vendas vivem em constante correria, porém quando as desculpas são a porta de entrada da derrota, o gestor pode aumentar demais sua performance se manter todo o time focado”, conclui o professor Isaac Martins 

  • Qualidade na execução 

A preocupação com a qualidade nos detalhes de uma Escola de Samba é uma excelente lição para qualquer empresa que quer alcançar o sucesso. O cuidado com os mínimos detalhes de peças que medem milímetros é o mesmo cuidado que se tem com grandes peças de carros alegóricos. Sabe-se que aquela pequena peça formará um conjunto visual que deve encantar  os espectadores.

Por isso, cada detalhe deve ser cuidado com extremo zelo e atenção, em todas as etapas da execução do projeto. No livro “Execução: A disciplina para atingir resultados”, de Larry Bossidy e Ram Charan, há uma frase que resume bem a importância da execução para o resultado final: “Execução é fundamental para a estratégia, e deve moldá-la. 

Dica para o gestor:

Em um cenário tão competitivo onde as empresas disputam clientes com empresas do mundo inteiro, ter um produto e serviço de alta qualidade é essencial e não um diferencial. “Em minhas consultorias é comum encontrar empresários que afirmam que seus produtos ou serviços são os melhores, revolucionários e com uma qualidade superior ao dos concorrentes, e não entendem por que a equipe não vende mais. Infelizmente, estes esqueceram que o cliente na era digital é muito mais exigente.” explica Martins. Desta forma, o gestor tem que ter uma visão crítica de todos os processos para oferecer o melhor.” Entregar um produto de alta qualidade é o mínimo que os clientes esperam”, diz o professor. 

  • Time engajado

Ao assistir o desfile de uma Escola de Samba todos ficam extasiados com as imagens. São cinco mil pessoas divididas em alas e que formam um conjunto harmonioso. Cada um deseja ser o melhor, porém, somente o coletivo é capaz de levar o prêmio. 

Dica para o gestor:

“Para sua empresa, não importa quantos setores e quão diferentes são as pessoas que ocupam esses cargos, todos devem compartilhar do mesmo objetivo, sem isso buscar o resultado fica bem difícil”, ressalta o professor Isaac Martins, autor do livro Máquina de vendas por telefone na era digital e Bíblia do Televendas. 

“Uma venda é conseguida pelo esforço individual de uma pessoa, porém o resultado só é atingido com um time engajado”, conclui. 

  • Amor pelo negócio 

Ver um desfile bonito na avenida, vai além da recompensa financeira para os membros da equipe de criação de uma Escola de Samba. Há um engajamento muito forte da comunidade, dos funcionários, dos voluntários, da diretoria e dos patrocinadores. O resultado esperado é entregar o melhor, não importa as adversidades que serão encontradas.

Dica para o gestor:

“Pode parecer utópico, mas resultados extraordinários só surgem quando a equipe é apaixonada e se entrega pelo que faz. Um gestor deve reunir um time de pessoas que se doam pelo negócio”, declara o especialista. 

Comparar uma escola de samba com a gestão de uma empresa pode ensinar lições importantes.

Para mais informações, basta escrever para [email protected] 

Além disso, vale entrar em contato com o professor Isaac Martins no e-mail [email protected] 

WhatsApp (11) 98832-5003

Website: http://institutoim.com.br/

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