Obesidade é doença sim e necessita de tratamento

Goiânia 27/2/2020 – Se unirmos a falta de atividade física e a alimentação desregulada inevitavelmente teremos como resultado o ganho de gordura, alerta Arthur Rocha

O Dia Mundial da Obesidade tem uma nova data oficial: 4 de março. A decisão tomada pela World Obesity Federation tem como principal objetivo unir forças no combate da doença que atinge aproximadamente 20% da população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde em julho do ano passado.

Membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), o médico Arthur Rocha afirma que uma das causas do aumento progressivo do número de obesos no Brasil é o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, com alto teor de gordura e açúcar.

Outro fator preponderante é o sedentarismo que atinge 47% da população no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. “Se unirmos a falta de atividade física e a alimentação desregulada inevitavelmente teremos como resultado o ganho de gordura, além de outras complicações para o organismo como, por exemplo, hipertensão e diabetes”, alerta Arthur Rocha.

PERDA DE PESO
O membro da ABESO dá dicas para quem está acima do peso e busca um emagrecimento com qualidade. O primeiro passo é procurar um médico especializado que fará uma análise das necessidades de cada organismo. “Muitas vezes a dificuldade em perder gordura está associada ao desequilíbrio hormonal e a problemas psicológicos, como a ansiedade. Por isso, é preciso uma avaliação individualizada para diagnosticar o problema e efetivar um tratamento adequado e eficaz”, pondera.

Reeducar a alimentação é fundamental nesta luta contra a balança, segundo Arthur. “Diminua a ingestão de carboidratos e açúcares, pois aumenta o pico de insulina e consequentemente o peso”, salienta. “Chás diuréticos contra a retenção de líquidos auxiliam a desinchar”, acrescenta.

Para a perda de peso, com inteligência, Arthur Rocha sugere ainda a intensificação de atividade física, tanto a aeróbica quanto a musculação. “Muitos não acreditam que a musculação auxilia no processo de emagrecimento, porém, além de ajudar a perder peso, ela também favorece a manutenção dos resultados conquistados”, salienta.

Website: http://drarthurrocha.com.br