Oficinas do fisl14 trazem tecnologia na prática

Porto Alegre, Rio Grande do Sul 19/6/2013 –

Uma das oportunidades trazidas pela realização do Fórum Internacional Software Livre é o compartilhamento prático de informações por meio das oficinas. Entre os dias 03 e 06/07, durante a realização do fisl14, os inscritos no evento poderão participar das atividades que incluem áreas como robótica, dispositivos mobile, além de noções básicas de programação e desenvolvimento de softwares que têm como base sistemas operacionais livres como o GNU/Linux. A programação completa das oficinas pode ser conferida no site www.fisl.org, na aba Programação>Palestras
Para participar, o candidato deve verificar os pré-requisitos das oficinas. Cada integrante deve levar seu laptop e instalar softwares previamente solicitados. As oficinas sobre Robótica e Educação acontecerão em espaços especiais da feira, e, as demais, nas salas 609, 610 e 614, do prédio 40, da PUCRS.
Algumas das atrações dos quatro dias do fisl14 incluem oficinas sobre automação residencial com os sistemas Android, Arduíno e Raspberry Pi, plataformas mobile de código aberto, como o Ubuntu Touch e o Firefox OS, além do uso de softwares livres e gratuitos na investigação de crimes cibernéticos. Outros temas envolvem o desenvolvimento de plataformas de mapas urbanos, as melhores distribuições GNU/Linux e oficinas exclusivamente voltadas à tecnologia livre na educação, como “Computação criativa: como podemos ensinar crianças sobre computação?”, “A educação na era do software”, além de um curso de Educomunicação, em seis blocos, ministrado pela professora Clarisse de Lima Abraão.

Web Site: