Oftalmologia: novas lentes beneficiam pacientes com catarata

Brasilia – DF 19/6/2020 – A lente restabelece a transparência do cristalino e as visões de perto, intermediária e longe

Quando a tecnologia se alia à ciência, a melhora na qualidade de vida das pessoas é certa. O mais novo lançamento na área oftalmológica beneficiará os pacientes portadores de catarata. Batizada de Tecnis Synergy Dual Tech, esta nova lente combina o melhor da tecnologia multifocal (bifocal, trifocal, quadrifocal) com a tecnologia de foco estendido (EDOF), que proporciona visão contínua desde 33cm até o infinito com alta sensibilidade de contraste, mesmo em condições de pouca luz. “Na cirurgia de catarata o cristalino é removido e substituído por uma lente artificial que devolvia a nitidez, melhorando a visão. Porém, essas lentes concentravam a visão em focos específicos à distância. Então, no pós-cirúrgico, o paciente continuava dependendo de óculos para leitura, por exemplo. O grande diferencial é que, com essa nova lente, o paciente não apenas restabelece a transparência do cristalino e as visões de perto, intermediária e longe, mas poderá ter visão contínua desde 33cm até o infinito e com alto contraste, importante para atividades com o computador e celular”, ressalta o oftalmologista Jonathan Lake, diretor médico do Opty, o maior grupo de oftalmologia da América Latina. E por causa das Tecnologias CHROMALIGN™ e OptiBlue™, a nova lente ainda corrige a aberração cromática e diminui a incidência de halos, respectivamente.

Na sexta-feira, 19/06, serão realizadas as primeiras cirurgias para implante da Tecnis Synergy na América do Sul. O procedimento ocorrerá no Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), uma empresa do grupo Opty. Conduzirão o procedimento o Dr. Lake e o Dr. Takashi Hida, médico responsável pelo departamento de Catarata do HOB. A cirurgia será feita com ajuda de um Femto Laser, que proporciona incisões precisas nos olhos, reduz o tempo de recuperação e o risco de complicações. “Até pouco tempo, para corrigir o problema, os procedimentos eram feitos todos manualmente. O médico fazia microcortes na córnea e removia o cristalino inteiro ou por facoemulsificação, liquefazendo e aspirando o cristalino. Com o Femto Laser, o cirurgião pode programar com precisão todas as etapas da cirurgia, fazendo com que elas sejam facilmente planejadas, personalizadas e executadas, reduzindo a probabilidade de erro a praticamente zero em dois ou três dias o paciente passará a enxergar perfeitamente”, explica o Dr. Takashi.

De acordo com Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a prevalência de catarata senil é de 17,6% antes dos 65 anos; 47,1% no grupo entre 65-74 anos e 73,3% nos indivíduos acima de 75 anos. Com o crescimento gradual da expectativa de vida no país, a estimativa, é que haja 120.000 novos casos por ano no Brasil. “A catarata pode causar desde pequenas distorções visuais até a cegueira. É uma patologia multifatorial, podendo ser congênita ou adquirida. No entanto, a mais frequente é o processo natural de envelhecimento dos olhos. Como a população está envelhecendo, houve um aumento da prevalência dessa enfermidade nas últimas décadas”, observa o Dr. Jonathan Lake.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o HOB Taguatinga, o HOB Hélio Prates, o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.

Website: http://www.hobr.com.br