Oito franquias a partir de R$3,5 mil para empreender mesmo com a crise

São Paulo, SP 10/8/2020 –

Oportunidades vão de franquia de delivery de tudo, supermercado online até doceria gourmet e agência de marketing digital

Boa parte dos nichos que fazem parte do franchising foi duramente afetada pela crise causada pelo coronavírus. No entanto, algumas redes de menor porte, boa parte microfranquias (investimento até R$90 mil), adaptaram suas operações para sobreviver.

Algumas oferecem modelos home based. Outras criaram alternativas mais enxutas e baratas para quem está desempregado e não dispõe de um volume grande de recursos para empreender.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego encerrou o período de abril a junho em 13,3%. Foi a maior taxa para um segundo semestre desde que a série foi criada.

A partir disso, oito redes de franquias para empreender e ganhar dinheiro mesmo com a crise.

Os negócios vão de aplicativo de delivery até meios eletrônicos de pagamento e doceria gourmet.

No entanto, vale destacar que é preciso analisar o perfil que a rede busca e quais os riscos envolvidos na operação.

Confira:

Dulc Croc

Investimento: R$3,5 mil

Faturamento: R$3 mil

Tempo de retorno: 6 a 12 meses

Maxipay

Criada em 2018, a MaxiPay é uma fintech de soluções de pagamento. Com um portfólio de serviços variados, as possibilidades para os franqueados são inúmeras. Ele pode oferecer serviços bancários (correspondente), empréstimos, abertura de conta e aluguel de máquinas de cartão. Além disso, a empresa parcela o valor do investimento em 12 vezes.

Investimento: R$3,9 mil

Faturamento: R$6,6 mil

Tempo de retorno: 2 meses

Valor Web

Criada em 2001, a Valor Web é uma rede de franquias especializada em marketing digital. A proposta da empresa é oferecer soluções práticas com foco nos resultados. Os franqueados são responsáveis pela prospecção de empresas e o oferecimento de serviços como desenvolvimento de sites, e-commerce, mídias sociais, anúncios na web e Google Adwords. A empresa conta com 15 franquias em operação atualmente em modelo home based.

Investimento: a partir de R$8,9 mil

Faturamento: média de R$25 mil

Tempo de retorno: 3 a 6 meses

Alfred Delivery

Criado em 2017, o Alfred Delivery é um aplicativo que entrega absolutamente tudo o que o cliente deseja. De pipoca de cinema até seu prato predileto, o objetivo da empresa é ser um “marketplace de tudo” dos pequenos centros urbanos. Nos últimos meses a empresa cresceu mais de 200%.

Investimento: a partir de R$10 mil

Faturamento: R$90 mil

Tempo de retorno: 12 a 18 meses

360 Franchising

A 360 Franchising é uma rede que atua com consultoria de expansão, formatação de empresas em franquias e gestão de unidades franqueadas. Com know-how de 15 anos, a empresa aderiu ao franchising recentemente. Os franqueados atuam com a prospecção de novos negócios e necessitam ter perfil comercial.

Investimento: a partir de R$20 mil

Faturamento: R$15 mil

Tempo de retorno: 10 a 15 meses

Romeo e Julieta

Criada em 2016, a Romeo e Julieta é um serviço online que leva o supermercado até você e opera por meio de franquias. Diferentemente de outras empresas, o negócio conta com funcionalidades que permitem ao cliente escolher o ponto certo das frutas e legumes que deseja. A franqueadora parcela a taxa de franquia em até 10 vezes.

Investimento: R$25 mil

Faturamento: a partir de R$80 mil

Tempo de retorno: 24 meses

Turquesa Esmalteria

No mercado desde 2014, a Turquesa Esmalteria é uma rede de franquias especializada em beleza e estética. Com serviços como manicure, pedicure, embelezamento do olhar, depilação, estética facial e corporal, a marca oferece modelos de operação enxutos para quem quer empreender na área. A rede conta com 50 franquias em operação atualmente.

Investimento: a partir de R$45 mil

Faturamento: média de R$50 mil (loja madura)

Tempo de retorno: 16 meses (médio)

Go Fit Truck

Lançada recentemente, a Go Fit Truck é uma rede de franquias de academia móvel. Com foco na saúde e bem-estar das pessoas, o modelo conta com um “truck” no qual é levada a experiência de uma academia boutique (frequencímetros, bebedouro e toalhas personalizadas, por exemplo) para diversos locais. Além disso, o franqueado não precisa ser preparador físico.

Investimento: a partir de R$80 mil

Faturamento: R$30 mil a R$40 mil

Tempo de retorno: 12 meses

Strike Brasil

No franchising desde 2013, a Strike Brasil é uma rede de franquias especializada em personalização e inovadora técnica de aumento de performance automotiva. O negócio conta com mais de 30 unidades atualmente e oferece modelo home based. Durante a pandemia, o negócio passou a oferecer serviços via delivery e aumentou a presença nas vendas online.

Investimento: a partir de R$100 mil

Faturamento: R$35 mil