Opções para mudança: é melhor contratar transportadora ou carreto?

3/3/2020 –

O que vale mais a pena, contratar uma empresa de mudança ou ligar para o carreteiro estacionado ali na outra quadra? O que muda é a quantidade de trabalho e a segurança dos pertences – além, é claro, do valor pago.

Quem contrata profissionais informais precisa embalar móveis e objetos, enquanto empresas estabelecidas realizam essa parte do trabalho. Elas também fazem seguro da mudança, o que não ocorre com o carreto. A diferença de preço entre o carreto e a contratação de uma empresa de mudança pode facilmente ultrapassar 200% de variação.

Um dos maiores trabalhos ao mudar de casa é embalar todas as louças, roupas, desmontar móveis, e carregar tudo para o novo lar. A trabalheira, entretanto, pode ser deixada a cargo da transportadora, quando se opta pela contratação da transportadora.

O Guia de Mudanças sugere consultar sites como Reclame Aqui e Procon sobre possíveis reclamações contra a transportadora.

 

Caixas para mudanças e embalagem


A própria transportadora é quem faz o empacotamento dos pertences, por exigência das seguradoras, no intuito de garantir que o conteúdo segurado seja, de fato, o que está sendo transportado. A empresa normalmente tem material adequado como caixas para mudança, plástico bolha e fitas adesivas.

Os profissionais responsáveis pela embalagem da mudança organizam a mudança de forma a ocupar o mínimo de espaço possível. É a partir do espaço estimado que são definidos o tamanho do caminhão e o valor do transporte. O preço da cubagem (metro cúbico) leva em conta a quantidade de objetos, a distância da casa velha à casa nova e o grau de dificuldade – por exemplo, se é um apartamento no quarto andar sem elevador, ou uma sala comercial no centro da cidade onde não há estacionamento, ou caixas com muitos livros pesados, etc. Esses fatores também orientam o orçamento dos caminhões de frete.

Desempacotar os pertences também faz parte do serviço da transportadora. Mas atenção: joias, documentos, armas de fogo e obras de arte, por exemplo, não devem ser deixados a encargo de nenhuma empresa, pois não são protegidos pela apólice em caso de extravio. Remédios também devem ser mantidos sob posse do contratante.

O Guia de Mudanças sugere que a mudança seja orçada em pelo menos 5 empresas de mudança, e alertam: desconfiar sempre de preços muito baixos.

 

fontes:

https://www.guiademudancas.com.br

https://123mudancas.com.br

 

Web Site: