Operação Porto Seguro: App de preços gera indicadores para pesquisas na Bahia

Porto Seguro 4/8/2020 – Com o Preço da Hora Bahia é possível pesquisar os preços de mais de 500 mil produtos

Uma ferramenta aliada do consumidor no momento de pesquisar, em tempo real, os valores mais baixos de remédios, combustíveis e outros milhares de produtos, virou aliado para as pesquisas econômicas no Estado da Bahia. O aplicativo Preço da Hora Bahia, lançado em abril pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), está contribuindo também para a Pesquisa de Preços ao Consumidor (PPC), realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O Portal Operação Porto Seguro testou o App que pode ser baixado em dispositivos móveis na Apple Store e no Google Play, além de estar disponível no site precodahora.ba.gov.br. Com o Preço da Hora Bahia é possível pesquisar os preços de mais de 500 mil produtos, tomando por base as informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-BA.

A Pesquisa de Preços ao Consumidor da SEI engloba dois levantamentos. O primeiro verifica os valores das mercadorias da cesta básica, o que inclui o cálculo do gasto mensal, de acordo com um percentual do salário mínimo líquido, e o tempo de trabalho necessário que um trabalhador teria que despender para adquirir os produtos da cesta. O segundo levantamento é feito para calcular o Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Desde 1977 a SEI calcula e divulga o IPC de Salvador. O IPC-SEI tem por objetivo acompanhar a inflação de um conjunto de bens e serviços consumidos pelas famílias com rendimentos mensais compreendidos entre um e 40 salários mínimos. A pesquisa realiza mensalmente em torno de 15 mil cotações de preços de um conjunto de 375 bens e serviços.

Operação Porto Seguro: funcionalidades

O usuário do Preço da Hora Bahia pode ver na tela do app, após realizar a pesquisa do valor de um determinado produto, o dia e a hora de realização da última venda da mercadoria, além de telefone e rota para se chegar ao estabelecimento onde ela está à venda. É possível também acessar um gráfico com o histórico de preços do produto e cotar rapidamente uma lista de até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade.

Outra função muito útil do app, que permite aos consumidores baianos economizarem e ficarem o mínimo possível de tempo na rua em tempos de pandemia, é a que apresenta um mapa apontando os três estabelecimentos com os preços mais baixos por produto na região delimitada pelo usuário, que pode ter o diâmetro de um a trinta quilômetros. Vale lembrar que o diâmetro busca em linha reta a partir da sua localização, mas a distância do trajeto será um pouco superior em função do traçado das ruas. “Já uso o app para consultar preços e ajuda muito”, afirma a dona de casa, Rosi Mary Dutra. Já Carlos Noronha, comerciante, acha importante a clareza na visão dos preços. “Realmente vale a pena termos acessos a esses preços para tomarmos decisões. O consumidor também fica mais informado.”, comenta Noronha.

O Preço da Hora Bahia exibe o preço praticado e o eventual desconto concedido. Por esta razão, principalmente quando encontrar preços muito menores que os de costume, o consumidor deve ligar para a loja e confirmar se o preço permanece o mesmo. Isto pode ser feito diretamente do aplicativo, que exibe o telefone informado pelo estabelecimento na nota fiscal.

Website: https://operacaoportoseguro.com.br/