Os cuidados e tratamentos para a pele com acne

São Paulo 4/2/2020 –

A acne pode ser compreendida como uma inflamação na região em que os folículos pilosos ficam obstruídos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne é o nome dado aos cravos e espinhas que surgem em razão de um processo inflamatório das glândulas sebáceas. Normalmente, esse problema surge com maior frequência em adolescentes, mas nada impede que apareça em adultos, principalmente em mulheres. Trata-se de um problema muito comum e que leva várias pessoas aos consultórios de dermatologistas que buscam as alternativas para solucioná-lo. Apesar de não ser uma inflamação grave, a procura para o tratamento dessa condição se dá em razão do desconforto estético. Para lidar com a acne, é fundamental conhecer o seu tratamento e as maneiras de prevenção.

Tratamento

Os especialistas em dermatologia indicam que o ideal é a realização do tratamento o mais rápido possível, visto que o problema pode ser controlado e possui cura. Quando feito precocemente, existe uma grande possibilidade de evitar as marcas da acne que são deixadas em forma de cicatrizes e podem ser complicadas de tratar na vida adulta. O tratamento pode ser longo e é essencial que o paciente não mexa ou esprema a acne porque é justamente isso que pode ocasionar as marca na pele, além de inflamações e infecções. As alternativas de tratamento são diversas e as principais são por via oral a partir do uso de antibióticos, terapia local ou a combinação dos dois tipos. A escolha do melhor tratamento depende da gravidade, das características e da localização da acne. Quando surge de forma leve, o problema pode ser tratado a partir do uso dos produtos disponíveis no mercado. Caso a resposta a esse tratamento não seja satisfatória, o médico pode associá-lo a medicamentos via oral. Além disso, alguns procedimentos estéticos podem auxiliar no controle da acne, a exemplo do peeling químico, alguns tipos de laser e peeling ultrassônico, como o equipamento Sonopeel. Quando indicado pelo médico, a limpeza de pele também pode ser considerada um excelente complemento ao tratamento. Nas situações mais graves, pode ser necessária a drenagem de abscessos.

Prevenção

As pessoas que não possuem acne pode fazer uso de algumas medidas de prevenção do dia a dia. A prevenção é parte essencial de uma boa higiene diária, e para evitar a acne, os cuidados devem incluir a limpeza da pele com um sabonete ou qualquer outro produto indicado para pele acneica. Além disso, é importante ressaltar que a limpeza excessiva e feita com produtos inadequados não vai evitar o surgimento de acne e pode causar outros prejuízos à pele. Outra alternativa muito útil é evitar o uso de cosméticos que aumentem o nível de oleosidade da pele. Ainda, é fundamental se expor ao sol com a proteção solar adequada a fim de evitar queimaduras e manchas.

A alimentação também está diretamente relacionada ao problema da acne. Isso, porque diversos estudos já indicam que o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, a exemplo dos açúcares refinados, são capazes de contribuir para o aparecimento da acne. Diante disso, o que se orienta é a manutenção de uma dieta equilibrada e fundamentada em alimentos naturais e saudáveis, de modo a permitir a ingestão de proteínas, legumes, carboidratos e grãos na medida e da maneira correta. As pessoas que apresentam problemas genéticos relacionados à acne e à alimentação precisam procurar profissionais especializados para auxiliar no problema. O dermatologista irá lidar diretamente com a problemática da acne e traças as alternativas tópicas para solucionar a questão. Já o nutricionista, nessas situações, é fundamental para auxiliar o paciente na busca por uma alimentação saudável e que evite o surgimento da acne.

Website: http://www.hsmed.com.br

Web Site: