Os cuidados importantes após a cirurgia bariátrica

São Paulo 4/2/2020 –

Popularmente conhecida como cirurgia para emagrecer, a cirurgia bariátrica requer alguns cuidados específicos para garantir a saúde do paciente após o procedimento. Atentar às recomendações médicas e nutricionais é fundamental para otimizar a recuperação.

Depois de feita a cirurgia, o paciente deve receber alimentação via soro pela veia e, somente depois de dois dias após a cirurgia, será possível a ingestão de chás e água e, ainda assim, em pequenas quantidades, a cada 20 minutos, já que o estômago está em adaptação. Normalmente, a melhor tolerância a líquidos acontece depois de 5 dias da cirurgia. O processo de recuperação da cirurgia acontece, em média, entre 6 meses a 1 ano e, nesse período, o paciente pode perder até 60% do seu peso corporal, de maneira que essa perda acontece com uma velocidade maior nos primeiros meses de recuperação.

No primeiro mês após a cirurgia, é comum que se sinta dor no abdômen, tenha náuseas e vômitos, principalmente logo depois das refeições. Para evitar alguns desses sintomas, é preciso que alguns cuidados sejam adotados. Além disso, os exercícios respiratórios são muito importantes para prevenir complicações respiratórias e devem ser praticados logo nos primeiros dias após a cirurgia.

Curativo da cirurgia bariátrica

Feita a cirurgia, seja por meio de banda gástrica ou by-pass, o paciente perceberá a existência de curativos em seu abdômen. Esses curativos servem para proteger as cicatrizes e devem ser avaliados por um profissional frequentemente. Da mesma maneira, a troca desses curativos deve ser feita com certa periodicidade por alguém preparado para tanto. Durante a semana inicial, após a bariátrica, o paciente não pode molhar o curativo, a fim de evitar que a incisão infeccione. Passados os primeiros 15 dias, é necessário retornar ao hospital para que sejam removidos os pontos e, depois da remoção, é preciso hidratar o local com creme.

Exercícios físicos

O exercício físico deve ser recomendado depois da primeira semana de cirurgia e, ainda assim, precisa ser feito de maneira leve, sem muito esforço, apenas com o objetivo de potencializar o processo de emagrecimento. Uma alternativa, é começar a série de exercícios andando ou subindo escadas, já que além de proporcionar a perda de peso, evita o aparecimento de tromboses e facilita o funcionamento regular do intestino. Apesar da importância dos exercícios, deve-se estar ciente da restrição em pegar peso e fazer abdominais, de maneira que esses exercícios só serão liberados após o primeiro mês. A recuperação não é tão demorada, visto que duas semanas depois o paciente já pode voltar ao trabalho e realizar normalmente as suas atividades rotineiras.

Dor após bariátrica

É normal sentir dor após a cirurgia bariátrica, principalmente durante o primeiro mês. A boa notícia é que essa dor e o desconforto vão diminuindo com o passar do tempo. Em casos de dor, o médico pode receitar o uso de medicamentos, tais como analgésicos com o intuito de aliviar o desconforto e proporcionar maior bem-estar.

Dieta após a cirurgia

Feita a cirurgia bariátrica, o paciente passa a tolerar líquidos, normalmente, após os primeiros 5 dias e, a partir de então, poderá comer alimentos pastosos como pudim ou creme e, somente 1 mês depois do procedimento é que poderá iniciar a ingestão de sólidos, desde que indicado pelo médico responsável ou por nutricionista que acompanha o caso. Além disso, de maneira a complementar a alimentação, o médico pode receitar multivitamínicos para regularizar o nível de vitaminas do corpo, principalmente as do complexo B.

Situações em que se deve procurar ajuda médica

Quando o paciente apresentar condições clínica diferente do esperado, deve procurar imediatamente um médico para identificar o problema. Assim, vomitar as refeições, ter diarreias persistentes e não conseguir ingerir os líquidos servem como sinais de alerta.

Para manter o peso:

A manutenção da forma física pode ser feita com auxílio de tratamentos estéticos, alimentação equilibrada e exercícios físicos. Tratamentos estéticos como lipocavitação, radiofrequência, manta térmica corporal e ondas de choque podem ser realizados com autorização do médico.

Website: http://www.hsmed.com.br

Web Site: