Os desafios de construir um apartamento moderno em um edifício tombado

São Paulo, São Paulo 10/2/2020 – As transformações no apartamento são realizadas com a assertividade necessária para que não causem nenhum prejuízo cultural ao edifício

A Tecan Engenharia e Construção começa 2020 realizando uma reforma muito especial em um dos prédios mais icônicos de Higienópolis: o edifício Prudência, projetado pelo arquiteto Rino Levi e construído entre 1944 e 1948. Além disso, o paisagismo do local é assinado por ninguém menos que Burle Marx. O edifício foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) em 1994.

O projeto consiste na repaginação completa de um dos apartamentos, unindo as características clássicas do edifício com funcionalidades contemporâneas. O objetivo é criar um ambiente interno que converse de forma harmoniosa com toda a estrutura do prédio, enaltecendo sua importância arquitetônica para a cidade de São Paulo.

Essas foram as diretrizes da futura moradora, a artista plástica Lila Loula, que optou por preservar as características principais do apartamento, como o piso original – taco de madeira que passa por restauração – além de incluir elementos externos do edifício, como azulejos e pastilhas, também na decoração interna.
Jean de Just, arquiteto responsável, revela que os pontos fortes do projeto, também indicados pela proprietária, são a criação de ambientes amplos, como uma suíte e cômodos adaptados para o Feng Shui – técnica milenar chinesa que trabalha os fluxos de energia e consiste na criação de ambientes propícios ao bem-estar.

Hugo Candido, diretor da Tecan, destaca que os principais desafios são a reformulação de toda a estrutura elétrica, hidráulica e até mesmo a transformação dos cômodos para tornar a planta mais moderna. É importante ressaltar que essas modificações no apartamento são realizadas com a assertividade necessária para não interferir na infraestrutura do edifício em si, ou seja, não causam nenhum tipo de prejuízo ao seu valor histórico e cultural.

Para garantir essa transformação preservando o máximo possível das características originais do apartamento, a integração entre a equipe é fundamental. Por isso, são realizadas reuniões periódicas entre todos os profissionais e a proprietária, garantindo maior agilidade entre a aprovação e a realização das adaptações necessárias que possam surgir ao longo da obra.

A Tecan é responsável por todas as etapas da reforma, incluindo a preparação das documentações necessárias, como a emissão do laudo ART, para que todos os procedimentos sejam realizados de forma regularizada. Assim, o cliente pode se concentrar apenas no projeto para seu novo lar sem se preocupar com a burocracia envolvida.

Website: https://tecan.eng.br/