Outubro de 2019 tem alta em faturamento da indústria frente ao mês de setembro

São Paulo 17/1/2020 –

Os dados com relação ao setor industrial mostraram crescimento de 1,3% no faturamento do setor industrial em outubro, na comparação com o mês de setembro. As informações foram divulgadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Trata-se do quinto mês de crescimento consecutivo do indicador, o que também representa alta de 3,5% em relação a outubro de 2018.

A coleta de informações também mostra uma pequena melhora na Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que chegou aos 78% em outubro, um mês que não conta com influências sazonais. Em setembro de 2019, o indicador era de 77,9%, e com relação ao mesmo período do ano passado (2018), a UCI de outubro cresceu 0,5 ponto percentual.

Retomada industrial abre caminho para recuperação mais forte

Economista da CNI analisa que os indicadores de alta do faturamento do setor industrial apontam para ótima notícia à economia brasileira, já que abre um caminho para recuperação da crise de forma mais amadurecida, chegando a gerar empregos nos próximos meses.

O aumento no faturamento da indústria reflete, mais do que tudo, o crescimento da demanda, que vem propiciando ajustes dos estoques da indústria. A projeção é de que tal avanço da demanda interna se mantenha e passe a fazer cada vez mais parte da atividade industrial.

Com relação ao período trabalhado na linha de produção, os dados mostram uma queda sutil, de 0,1% durante o mês de outubro, que foge de datas comemorativas e outras sazonalidades. Porém, com relação ao mesmo mês do ano de 2019, a alta foi de 0,1%.

Emprego se manteve estável no setor em outubro

A CNI chama atenção para os índices de emprego no setor industrial, que permaneceram estáveis, ainda que isso não repercuta de forma totalmente positiva no mercado de trabalho. De toda forma, o consumo doméstico em alta tende a movimentar a geração de empregos nos próximos meses.

O consumo aparente, ou seja, aquele que leva em consideração a produção, importação e exportação de máquinas de usinagem e equipamentos, se manteve em alta em 2019. Os dados do setor no mês de outubro, analisados pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), mostram aumento de 21,5%, com relação ao mês de setembro, e de 33,7%, em relação ao mesmo mês de 2018. No acumulado de um ano, o crescimento foi de 15,9%.

Importações de máquinas de usinagem corroboram para cenário de crescimento

De acordo com a Abimaq, as importações também respondem por parte desses indicadores. Só em 2019, as máquinas de usinagem e equipamentos importados tiveram sua participação aumentada em 3 pontos percentuais no mercado interno, passando de 60% para 63% em um ano.

Ainda sobre o mês de outubro, as importações avançaram quase 32%, em comparação a setembro, e quase 40%, em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de um ano, o aumento chegou a, aproximadamente, 22%.

Máquinas de usinagem podem ser encontradas com segurança e qualidade na AllTech

A AllTech é composta por empresas de máquinas de usinagem e serviços de manutenção e acompanhamento do maquinário das indústrias e empresas que trabalham com fabricação de produtos.

O papel da AllTech é prover o melhor em equipamentos e serviços profissionais que garantam o bom funcionamento da indústria brasileira. É fundamental acessar o site para conhecer mais sobre o Grupo AllTech e todos os produtos oferecidos pela marca.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/