Pagamento de boleto reconhecido em apenas uma hora? Solução já existe e agiliza a rotina das empresas

São Paulo/SP 17/2/2020 –
Ao tornar o boleto praticamente tão rápido quanto o cartão de crédito/debito, essa forma de pagamento passa a ser mais atraente para o consumidor.

Um dos grandes desafios para as empresas do setor de varejo, seja físico ou digital, é conciliar fluxo de caixa saudável, custos reduzidos e margens sustentáveis, pois é esse o benefício prometido por novas soluções tecnológicas para pagamento de boleto, como o BoletoFirst.com.

Desde que as novas soluções chegaram ao mercado, muitos varejistas passaram a verificar pagamento do boleto em apenas 1 hora. A nova tecnologia entra em contraste com o boleto tradicional, que leva até 48 horas para fazer a confirmação de pagamentos.
O primeiro beneficiado com o novo modelo é o consumidor. Até então, realizar compras com boleto significava ter que esperar um pouco mais pelo produto. Com a metodologia ágil, o processo ganhou rapidez similar à da compra feita com cartão de crédito.

Tudo isso só é possível graças a uma API (Application Programming Interface) capaz de se integrar com os sistemas de bancos e casas lotéricas que fazem um monitoramento real-time. Quando o pagamento é realizado, seja no caixa eletrônico ou no aplicativo, o sistema lê a linha de código e avisa ao lojista sobre a realização do pagamento. Com isso, o mesmo já pode expedir o produto / serviço.

Capital de giro e melhora do fluxo de caixa seduzem lojistas

Maior agilidade na entrega dos pedidos beneficia as empresas, no sentido de que melhoram a experiência do cliente e ampliam as possibilidades de uma nova compra no futuro. Esse é, todavia, somente um dos benefícios entregue pela nova tecnologia.
Ao tornar o boleto praticamente tão rápido quanto o cartão de crédito/debito, essa forma de pagamento passa a ser mais atraente para o consumidor e lojista, embora só haja disponibilidade para pagamentos à vista. Quando o pagamento é parcelado, o cartão de crédito ainda é a melhor garantia para a empresa.

Tal garantia, no entanto, custa caro para os comerciantes, que são desfavorecidos na saúde do fluxo de caixa, uma vez que, em alguns casos, podem levar até 30 dias para receber o pagamento da operadora de cartão de crédito, além de cobrar porcentagem para a operação. Enquanto isso, ao fazer a compra no boleto, o pagamento vai direto para a conta bancária, gerando saldo em até 48 horas.
Além de gerar capital de giro, a tecnologia ágil de pagamento de boleto contribui, também, para a redução dos custos. Enquanto o comerciante tem um custo fixo por cada boleto emitido, o custo de uma operação com cartão de crédito é variável e pode equivaler a até 10% do valor da transação.

Confirmação de pagamentos ágil pode reduzir custo administrativo

Não é difícil perceber que o pagamento com boleto, em qualquer situação, favorece varejistas que trabalham com tickets altos, devido ao custo fixo do mesmo, algo em torno de R$ 2,36 no Boleto First. Para esses comerciantes é a possibilidade de escolher entre manter uma margem elevada ou fazer promoção de descontos na compra por boleto. É uma decisão tática, que será tomada com base nas condições de cada negócio.
Os ganhos podem ir mais longe para as empresas. Comerciantes têm notado redução de custos administrativos. Não é difícil suspeitar de que os processos envolvendo os boletos sejam mais centralizados, permitindo controles mais simples do que os do cartão de crédito, devido às diversas bandeiras e operadoras. Com isso, é possível obter economia de tempo, recursos humanos e dinheiro.
A solução pode beneficiar ainda mais o setor atacadista, que trabalha com grandes volumes e pode tirar grande vantagem do custo reduzido da emissão de boletos. Com isso, seria natural obter vantagem competitiva em preço sem perder competitividade em prazos.
Quer conhecer o sistema BoletoFirst?

Faça uma demonstração gratuita e comprove as vantagens deste sistema de pagamento de boleto!

Website: https://www.boleto1.com/

Web Site: