Para ficar em casa: desafio inédito de 5 mil reais lançado há 3 meses continua sem solução

Rio de Janeiro, RJ 18/3/2020 – O livro ‘O Desafio dos Países’ segue uma jornada por todos os países em busca da solução de dezenas de problemas dos mais variados. E no fim está a recompensa.

No momento as pessoas precisam ficar em casa. O Explicador Virtual, referência de ensino à distância, lançou há 3 meses um desafio. “Queremos encontrar pessoas inteligentes e aventureiras, que aceitem ser testadas” – esta é a provocação feita pelo Desafio dos Países, uma jornada pelo mundo passando por todas os continentes, territórios e nações do planeta. É um livro recheado de problemas de geografia, lógica, matemática, palavras cruzadas, Sudoku, batalha naval, jogo da velha e muitos outros. O desafio também vem com um atrativo especial: uma recompensa de R$ 5.000,00 para o candidato que desvendar os enigmas.

Os alunos do Explicador Virtual já se familiarizaram com o desafio. A empresa oferece aulas de reforço gratuitamente em seu canal do YouTube, para alunos do ensino fundamental. Com mais de 1.400 vídeos de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, seus vídeos rendem elogios entre os quase 20 mil seguidores:

“Ótima aula, professor. Meus parabéns por disponibilizar estes vídeos para aprendermos! Por mais aulas assim” – disse Giovanna Bastos, uma das alunas.

Há três meses os alunos do canal foram os primeiros convidados a participar do Desafio dos Países. A história é lúdica: a indiazinha Ágata sai do coração da Floresta Amazônica para conhecer o mundo. Segue então em uma jornada do Brasil até Tuvalu, do Afeganistão até o Zimbábue, passando por todos os países de cada continente e contemplando as suas maravilhas: o deserto do Atacama, as Pirâmides do Egito, a Muralha da China, o Serengeti, a Cidade Proibida, a ilha de Galápagos e muito mais.

“A ideia é entreter enquanto ensina” – diz Jane, fundadora do Explicador Virtual – “Muitos professores e escolas ainda usam métodos antiquados de ensino, e estudar pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo para as crianças. Em nossa metodologia tentamos divertir e desafiar os alunos na medida certa. Essa sempre foi a proposta da nossa empresa”.

Ela também ressalta que nessa época de isolamento por conta do Corona Vírus, os estudantes devem utilizar cada vez mais aulas de ensino à distância. O livro lançado também é uma grande oportunidade para adultos e crianças trabalharem juntas durante o confinamento. O conteúdo instrutivo do Desafio dos Países propõe encantar aos seus leitores sem deixar de lado a recompensa inédita de 5 mil reais para o primeiro que desvendar os seus enigmas.

A edição adquiriu um exemplar. Os problemas começam bem simples, e em menos de uma hora foi possível resolver cerca de 30% do desafio. Um exemplo é o anagrama: “A L B O P   E N D U R A”. Desembaralhe essas letras e encontrará o nome de um poeta famoso. Fácil para quem se esforçar um pouquinho tentando algumas combinações ou então pensar na poesia chilena.

Porém os desafios vão ficando mais complicados a partir da metade do livro. Mas em tempos de Internet, admira-se que ninguém tenha resolvido os desafios. A maioria consiste em problemas bem conhecidos, como o Problema das Oito Rainhas, a Torre de Hanói ou variações simples do jogo Sudoku. A expectativa da empresa é que em breve possa coroar o vencedor e apresentar em seu site o prêmio com as soluções.

“As pessoas estão resolvendo os desafios pelo simples prazer de serem desafiadas” – diz R. Juliano, que criou parte dos problemas. “Em breve alguém conseguirá chegar até o final, dado que não tem nada impossível lá (risos)”.

Quem se interessar deve correr, pois o prêmio do enigma será entregue assim que for resolvido e é válido apenas para o ano de 2020. Para adquirir o livro:

– AmericanasLink da Americanas para o livro impresso

– ShoptimeLink do Shoptime para o livro impresso