Paraná cresce em diversos setores do agronegócio brasileiro

São Paulo 28/11/2019 –

O setor de agronegócios tem uma grande importância na economia brasileira. Por meio dele, muitos trabalhadores levam o sustento para suas famílias, já que é uma enorme área geradora de emprego no país.

O agronegócio é o principal responsável pela integração de outros setores da economia no Brasil, como, por exemplo, confecções de roupas, fábricas de calçados, cosméticos e produtos de higiene, entre outros.

De acordo com a pesquisa do Censo Agropecuário 2017, o estado do Paraná apresentou significativo crescimento no setor de agronegócio, considerado o primeiro na produção de aves de corte e um dos cinco mais bem colocados produtores brasileiros em suinocultura, soja e milho. O estado conta ainda com uma margem de lucro atrativa o suficiente para aumentar a sua receita e, com isso, contribuir para a geração de novas oportunidades de trabalho.

A referida pesquisa mostra que o agronegócio se apresenta como o principal responsável pela economia do estado, apesar de concentrar 85% da sua produtividade em áreas de agricultura familiar. Diante do desafio de manter o jovem no campo, o setor pretende investir em novas tecnologias, infraestruturas e meios de comunicação de ponta, na expectativa de atraí-los. É notável que grande parte dos agricultores já percebem a importância do uso de novas tecnologias como drones e aplicativos de smartphones para agilizar o gerenciamento de dados.

Estudo feito pelo Censo Agropecuário 2017 mostra a queda no número de trabalhadores e aumento da mecanização no setor agropecuário

Em 2017, o IBGE apontou uma queda na contratação de mão-de-obra e aumento de quase 50% na compra de maquinários. Em números, este aumento representa por volta de 405 mil equipamentos a mais do que em 2006.

No Brasil, em 2017, foram registrados 5.073.324 empreendimentos agropecuários, com uma queda de 2% em relação ao ano de 2006. Contudo, curiosamente, no mesmo período, houve um aumento na área de produção em 5,8%, totalizando 351.289.816 hectares de área cultivada.

Em relação ao acesso à internet, houve um aumento de quase 1.900% de produtores que afirmam fazer uso dessa tecnologia. Considerando o mesmo período de referência, 2006-2017, o aumento foi surpreendente passando de 75 mil para quase 1 milhão e meio de usuários com acessos diários.

O Censo Agropecuário aponta que houve aumento de 47,9% da área total irrigada: o que antes era de 4,5 milhões passou a ser de 6,69 milhões de hectares no período analisado. Os dados ainda apontam que houve redução do analfabetismo entre os trabalhadores rurais e o número de mulheres que trabalham no campo vem aumentando, chegando, atualmente, a 18,7% em relação aos 81,3% de homens que ganham seu sustento no campo.

A Magistech é uma empresa especializada na implantação de sistemas de gestão, como o ERP Agronegócio. A empresa atende a instituições de pequeno, médio e grande porte e tem como objetivo ofertar soluções tecnológicas desenvolvidas com excelência para cada cliente. Assim, levando em consideração que há um aumento considerável do uso de tecnologia no agronegócio, nada melhor que estabelecer parceria com quem entende do que faz e faz com perfeição.

Website: https://www.magistech.com.br/