Pelo quarto mês seguido em alta, faturamento da indústria brasileira segue com números positivos

São Paulo 26/11/2019 –

De acordo com pesquisa Indicadores Industriais, realizada em setembro e divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o faturamento da indústria nacional cresceu quase 0,5% entre setembro e agosto (período livre de elementos sazonais). De acordo com os dados veiculados pela Agência Brasil, é a primeira vez, desde 2014, que o indicador permanece em crescimento consecutivo por quatro meses, acumulando alta de 2,1% no total.

A Confederação Nacional da Indústria ainda afirmou que, ainda que possam ser verificados aumentos sucessivos, ainda há um registro de queda de 1,7% no faturamento da indústria em relação ao acumulado de janeiro a setembro quando comparado ao mesmo período do ano passado. Além disso, os demais indicadores não tiveram o mesmo desempenho do faturamento no mês de setembro.

Emprego e rendimento do trabalhador permanecem estáveis

Os dados também indicaram que o emprego dos trabalhadores e o rendimento médio permaneceram estáveis, tendo a massa real de salários crescido, aproximadamente, 0,4% entre agosto e setembro. Para além, as horas trabalhadas na produção diminuíram 0,2% no período e a utilização da capacidade industrial ficou na mesma margem, por volta de 78%.

Cenário positivo prevê aumento na produção industrial para 2020

O cenário industrial nacional melhorou em 2019 de acordo com pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central. Além disso, economistas preveem que os juros básicos serão menores no próximo ano.

O levantamento da Focus indicou que a expectativa para o crescimento da produção industrial em 2019 subiu de 1,7% para 2% até o momento. O cenário geral melhorou para a indústria brasileira: para 2020, permanece a previsão de crescimento industrial de 3%, com o PIB crescendo 2,5%.

Além disso, a pesquisa realizada semanalmente, que leva em consideração a opinião de dezenas de economistas, indicou que a taxa básica de juros do país (conhecida como taxa Selic) deverá chegar ao final de 2019 em seu atual piso histórico, de 6,5%, chegando a 7,5% em 2020.

Empresas e indústrias possuem papel fundamental no crescimento econômico nacional

As indústrias e empresas participam do processo de crescimento econômico direta e indiretamente. Neste sentido, muitas empresas fornecedoras de componentes, maquinário, máquinas de usinagem e equipamentos em geral dão todo o aporte aos processos industriais e ajudam no alcance de resultados positivos como um todo.

A indústria brasileira está diretamente ligada ao crescimento nacional, seja por meio da fabricação, seja por meio da distribuição de produtos e matérias-primas. Tal importância se justifica em decorrência de todo o processo produtivo gerado pelas usinas e fábricas como um todo.

Encontre máquinas de usinagem com segurança e qualidade pela Internet

Para que todo o processo industrial ocorra de forma eficiente, é preciso contar com os melhores equipamentos e máquinas de usinagem, que são os pilares de todo o setor, fundamentais para gerar o que é necessário com qualidade e segurança, sendo capazes de alcançar metas e produzir o que é preciso.

O Grupo Alltech fornece tudo para usinas, desde peças e máquinas para usinagem até soluções para que a empresa produza cada vez mais e melhor.

O Grupo conta com amplo conhecimento sobre o setor industrial e plena experiência com empreendedorismo, visando fornecer ao cliente informações importantes sobre gerenciamento de negócio e como aumentar as vendas e conquistar maior espaço no mercado.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/