Período de pandemia faz setor de hospedagem se modernizar

São Paulo 8/1/2021 –

O setor do turismo sofreu grande impacto negativo devido à pandemia de covid-19, mas vem reagindo na volta ao mercado, ainda que precise enfrentar algumas incertezas pela frente

De acordo com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), nunca houve um momento tão desafiador para o turismo. Os desafios, no entanto, instigaram a modernização das empresas, seja para atender ao novo perfil de consumidor que surge após a pandemia, seja para prestar os melhores serviços.

Retomada servirá de base para reestruturação do turismo

A retomada já observada pelo setor provavelmente servirá de base para que o turismo, e todos os departamentos envolvidos, possam se reestruturar até o retorno integral, após o surgimento de uma vacina. De acordo com a FBHA, por volta de 80% da rede hoteleira já está aberta, mas de forma restrita e com pouca movimentação. O setor hoteleiro está ganhando espaço aos poucos e ainda terá que ter paciência para repor os prejuízos sofridos durante a pandemia.

Para a gestão e administração de hotéis, a tendência é que os departamentos envolvidos na área do turismo busquem formas de diminuir o contato pessoal, fornecendo serviços digitais, como a possibilidade de fazer check-in e check-out pela internet.

Novas condições de pagamento são outro exemplo de reestruturação que começa a ser aplicado. Os totens dispensam o contato direto dos funcionários do hotel com os hóspedes. Na opinião da FBHA, até a forma de servir as refeições passou por modificações na maioria dos empreendimentos.

Entrevistas sobre reestruturações durante a pandemia

Em parceria com a empresa Coobrastur, o Wyndham Gramado Thermas Resort concordou em participar de uma entrevista que abordou as mudanças que abordou sobre as mudanças para a retomada do turismo. O respondente foi o Gerente de Segurança, Charles Lemos.

1. O “novo normal” influenciou diversos setores da sociedade, incluindo o Turismo. Quais as principais atitudes que foram tomadas para mudar o comportamento e preservar a segurança dos hóspedes?

“Desde a chegada, os hóspedes têm sido recebidos com a já tradicional hospitalidade, acrescida de recomendações de segurança, como a necessidade de aferição da temperatura na entrada do Resort, utilização de álcool em gel e a utilização permanente de máscaras nos ambientes de uso comum.”

2. Quais as providências tomadas em relação à limpeza dos quartos?

“Todos os colaboradores utilizam EPI para segurança própria e do hóspede; Utilização de saco de lixo colorido para resíduos contaminantes; Os quartos, após serem limpos, ficam vagos por 72 horas; Lacre nas portas dos quartos que já foram higienizados e passaram por inspeção; Produtos utilizados que possuem certificação internacional; Uso de panos descartáveis para limpeza.”

3. A segurança é um fator muito importante, mas o distanciamento social também. Como está funcionando esse quesito em relação às ocupações dos hotéis?

“Foram estabelecidas sinalizações de distanciamento nos ambientes onde podem ocorrer filas, como o check-in, check-out e acesso ao restaurante.”

4. Algumas cidades adotaram as bandeiras para classificar os níveis de isolamento. Como esses procedimentos afetam os hotéis?

“Afetam a nossa capacidade percentual de ocupação, restringindo de 30% a 50% da liberação de apartamentos para os hóspedes.”

5. Qual o recado para os futuros hóspedes?

“Que podem vir tranquilos, pois estamos trabalhando com muito mais atenção e segurança para atendê-los.”

Outro parceiro que concordou em participar da conversa foi a Rede Intercity, mais especificamente a colaboradora Bárbara Rosa, Gerente de Contas Estratégicas.

“Desde o início da pandemia a ICH contratou um médico infectologista para desenvolver nosso protocolo de segurança.”

2. Quais as providências tomadas em relação à limpeza dos quartos?

“Os procedimentos foram revisitados e adotados padrões hospitalares de limpeza.”

“Todos os hotéis estão respeitando o limite de ocupação de cada município, estipulado pelas prefeituras e governos.”

4. Algumas cidades adotaram as bandeiras para classificar os níveis de isolamento, como esses procedimentos afetam os hotéis?

“As bandeiras fizeram com que a demanda caísse, pouco movimento, e as pessoas estão buscando cidades que possam transitar e aproveitar.”

5. Qual o recado para os futuros hóspedes?

“A Intercity está preparada para quando você quiser retornar!”

A partir das visões da FBHA, do Wyndham Gramado Thermas Resort e da Rede Intercity, o momento, por mais desafiador que seja, está trazendo novas oportunidades e formatos de planejamento de viagens, como é o caso do clube de hospedagem, uma forma diferenciada de viajar que oferece segurança e economia aos seus viajantes.

Um exemplo de Clube de Viagem é a assinatura GO!, que possibilita ao viajante adquirir diárias antecipadas de hospedagem por meio de uma assinatura anual, e a partir de uma plataforma de reservas on-line pode utiliza-las em um dos mais de 350 hotéis credenciados da rede, aproveitando benefícios de valores expressivamente menores. O cliente decide quando e para onde viajar, bastando apenas fazer suas reservas dentro do prazo de antecipação da plataforma. Pelo site da empresa, os usuários podem conhecer mais sobre o clube de hospedagem.

Website: https://www.coobrastur.com/go/