Pesquisa aponta que 50% dos empregados brasileiros pretendem abrir seu próprio negócio nos próximos cinco anos

26/11/2019 –

São Paulo, 26 de novembro de 2019 – Em uma rápida busca pela internet, é fácil achar diversos materiais com dicas de como empreender. Os brasileiros estão cada vez mais dispostos a ter a sua própria fonte de renda. Como efeito do atual cenário econômico e com alta taxa de desemprego no Brasil, essa escolha tem sido, cada vez mais, o caminho.

Um dado relevante apontado pela pesquisa inédita Alelo Hábitos do Trabalho, encomendada pela Alelo e realizada pelo Instituto Ipsos, foi de que 50% das pessoas com empregos fixos pretendem abrir seu próprio negócio, no período de até cinco anos.

“Temos acompanhado um fortalecimento no ecossistema empreendedor, motivado pelo uso de novas tecnologias e com o aumento nos programas de incentivos de aceleradoras, incubadoras e até mesmo grandes empresas. Esse é um novo hábito de trabalho que faz muito sentido para os mais jovens, já no início da carreira ou, em alguns casos, para os profissionais mais maduros e experientes com carreira já consolidada”, comenta André Turquetto, diretor de Marketing e Produtos da Alelo.

Quando perguntadas sobre os principais motivos que as levariam a empreender, as pessoas empregadas podiam escolher mais de uma alternativa e disseram, entre outros pontos, que isso proporcionaria maior autonomia nas decisões (77%). Trabalhar com o que gosta e ganhar mais dinheiro foram as razões apontadas por 76% dos entrevistados. E para 74%, seria uma opção para inovar e contribuir para melhorar o mercado de trabalho.

Satisfação e mudança

De maneira geral, os empregados entrevistados estão satisfeitos com sua atual ocupação. Na Pesquisa Alelo Hábitos do Trabalho, era possível escolher quais pontos influenciavam a satisfação deles no trabalho, podendo ser mais de um: 67% afirmam estar muito satisfeitos com seu trabalho em geral; 71% dizem estar muito satisfeitos com o espaço físico; 69% estão muito satisfeitos com o clima organizacional e 71% estão muito satisfeitos com o relacionamento com seu superior.

Mas, mesmo satisfeitos, quando questionados sobre os próximos três anos, 58% dos profissionais empregados afirmaram que pretendem mudar de trabalho, sendo os homens (54%) a maioria.

O estudo foi encomendado pela Alelo ao Instituto Ipsos e realizada durante os meses de agosto e setembro de 2019, nas principais regiões do Brasil, apresenta margem de erro de 2pp. Foram ouvidas 2.333 pessoas, por meio de uma pesquisa online, sendo 1.518 empregadas, 468 desempregadas e 347 autônomas.

Como perfil demográfico total, 54% dos entrevistados eram homens, 46% mulheres, com idades entre 18 e 65 anos. O estudo foi realizado com abrangência nas principais regiões metropolitanas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Florianópolis, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza.

Sobre a Alelo

A Alelo é uma bandeira especializada em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos, atuando nos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. Com mais de quinze anos de história, é, desde 2013, líder no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego. A Alelo conta com a confiança de 100 mil empresas-clientes, 8 milhões de usuários e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Entre os produtos e serviços oferecidos, estão Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Multibeneficios, Alelo Mobilidade, Alelo Auto, Alelo Gestão de VT, Alelo Cultura e cartões pré-pagos Alelo Despesas, Alelo Pagamentos e Alelo Premiação e Veloe.

 

Contatos à imprensa Alelo

Regina Sanches

11 3165-9666

11 94524-6859

[email protected]

 

Alessandra Carvalho

11 3165-9585

[email protected]

 

Website: http://www.alelo.com.br

Web Site: