Pesquisa da Dynatrace mostra que 3 em cada 4 CIOs estão preocupados com o aumento da complexidade das áreas de TI

17/12/2019 –

A Dynatrace anuncia as conclusões de sua pesquisa global “Top Challenges for CIOs in a Software-Driven, Hybrid, Multi-Cloud World”, com participação de mais de 800 CIOs de todo o mundo. A pesquisa mostra que a transformação digital, a migração dos dados para a Computação em Nuvem e as maiores demandas para atender os clientes estão criando um aumento na complexidade da TI e nos custos associados ao gerenciamento das redes corporativas. Os líderes técnicos estão preocupados com o efeito que isso tem na performance dos ambientes de tecnologia e nos negócios das organizações.

As possíveis perdas de receita (49%) e os danos à reputação (52%) estão entre as maiores preocupações dos CIOs em relação à maior complexidade das redes de TI.

O levantamento indica que as equipes de TI passam 33% do tempo lidando com problemas de performance digital, custando às empresas uma média de US$ 3,3 milhões por ano, um aumento de 34% em comparação com os números registrados em 2018 – quando esse valor representava US$ 2,5 milhões. 88% dos CIOs dizem que a IA será fundamental para ampliar a capacidade das equipes de TI dominarem o aumento da complexidade tecnológica.
As principais conclusões do relatório global de 2019 são:

O Software está transformando os negócios – As empresas de todos os setores estão se transformando em um negócio de software. Isso porque a maneira como as companhias interagem com os clientes, asseguram experiências de qualidade e otimizam as receitas são impulsionadas por aplicações e pelos ambientes híbridos de várias Nuvens que os sustentam. Assim, o sucesso ou fracasso das operações está diretamente relacionado ao software que suporta os esforços da organização. Por outro lado, a expectativa por alta performance do software para “executar os negócios” tem ramificações significativas para os profissionais de TI.

– 44% dos CIOs temem uma ameaça à existência de seus negócios se suas equipes não conseguirem gerenciar a performance da estrutura de TI.

– Com a complexidade continuando a crescer, 74% dos CIOs acreditam que será extremamente difícil realizar ações manuais para gerenciar a performance das redes com eficiência.

A expansão das estratégias corporativas de “Cloud First” está aumentando a complexidade da TI – Por trás dessa revolução de software está a Nuvem corporativa, permitindo que as empresas inovem mais rapidamente e atendam melhor às necessidades dos clientes. A Nuvem corporativa é dinâmica, híbrida, dividida em múltiplas aplicações e desenvolvida em escala Web, contendo centenas de tecnologias, milhões de linhas de código e bilhões de dependências. No entanto, essa transformação não trata apenas de elevar e transferir serviços para o ambiente Cloud: esse cenário também representa uma mudança fundamental na maneira como as aplicações são criadas, implantadas e operadas.

– A maioria dos CIOs está usando ou planeja implantar microsserviços (88%), contêineres (86%), computação sem servidor (85%), PaaS (89%), SaaS (94%), IaaS (91%) e Nuvem privada (95%) nos próximos 12 meses.

– A operação de aplicações móveis ou de Web perpassam 37 sistemas ou componentes de tecnologia diferentes. Isso traz um aumento inerente à complexidade de TI, dificultando o gerenciamento de performance às redes das organizações.

A Era dos Clientes aumenta a pressão para a oferta de experiências melhores – O serviço de alta qualidade é essencial para as empresas, sobretudo devido à facilidade com que os clientes experimentam novas ofertas e compartilham suas experiências instantaneamente por meio das mídias sociais. A pesquisa destaca até que ponto as empresas estão lutando para combater a complexidade de TI que ameaça a experiência dos clientes, com os CIOs revelando que:

– Nos últimos 12 meses, as organizações sofreram seis interrupções de TI nas quais as experiências dos usuários, as receitas ou as operações dos negócios foram impactadas.

As equipes de TI estão sentindo a tensão – A transformação digital, a migração para a Nuvem corporativa e as crescentes demandas dos clientes estão pressionando coletivamente as equipes de TI, que continuam sentindo a tensão, especialmente no que se refere à performance. Revelando a extensão desse dilema, as principais conclusões da pesquisa também mostram que:

– 76% dos CIOs dizem que não têm visibilidade completa sobre a performance das aplicações baseadas em arquiteturas nativas em Nuvem.

– 78% estão frustrados por gastar tanto tempo configurando o monitoramento de diferentes ambientes de Nuvem, ao invés de implementar e desenvolver novos serviços.

– As equipes de TI gastam aproximadamente 33% do tempo lidando com problemas de performance.

Os CIOs estão procurando a IA para obter as respostas necessárias para as operações – Como potencial solução para esses desafios, 88% dos CIOs acreditam que a IA será fundamental para a capacidade das equipes de TI dominarem a crescente complexidade de suas redes.

“À medida que a complexidade cresce além dos recursos das equipes de TI, buscar apenas mais mão de obra para atacar o problema não funciona”, diz Bernd Greifeneder, Fundador e CTO da Dynatrace. “As organizações precisam de uma abordagem de Inteligência Artificial radicalmente diferente. Por isso, reinventamos esse caminho desde o início, criando uma plataforma completa, centrada em recursos de Inteligência Artificial determinística, que fornece uma análise verdadeira, não apenas a partir de verificações de correlação. A plataforma Dynatrace® não requer um longo período de aprendizado, ela descobre e captura automaticamente dados de aplicações, contêineres, microsserviços, processos e infraestrutura. Em seguida, mapeia automaticamente todas as dependências e interconexões nesses ambientes complexos. O mecanismo de IA, Davis™, analisa esses dados e suas dependências em tempo real para fornecer instantaneamente respostas precisas. É esse nível de automação e inteligência que supera os desafios apresentados pela Nuvem corporativa e que permite que as equipes desenvolvam suas soluções de software de forma mais rápida e assertiva, automatizem operações e entreguem melhores resultados de negócios em suas organizações”.

Para ler o relatório, acesse: https://www.dynatrace.com/global-cio-report/.

Website: https://www.dynatrace.com/global-cio-report/

Web Site: