Pesquisa identifica o perfil do eleitor brasileiro conectado

Brasil 13/7/2020 – A pesquisa tem como objeto a produção de alguns indicadores que contribuem para compreensão não apenas do ambiente digital, mas de quem faz parte dele.

Realizada a cada dois anos, a pesquisa “O perfil do eleitor conectado” da Presença Online, escola de comunicação e marketing político, teve sua primeira versão nas eleições de 2014. Desde então, a cada período eleitoral, a escola busca compreender a formação discursiva e simbólica dos eleitores brasileiros conectados.

Segundo Maíra Moraes, pesquisadora e coordenadora da iniciativa, “passados dois anos desde a última edição, muita coisa mudou no uso de internet não apenas nas eleições, mas também nas estratégias de comunicação política e no próprio comportamento de consumo de conteúdo do eleitor. A pesquisa tem como objeto a produção de alguns indicadores que contribuem para compreensão não apenas do ambiente digital, mas de quem faz parte dele”.

Para ela, o contexto da pandemia vivido no período pré-eleitoral 2020 também aumenta a importância do meio digital no estabelecimento de laços com os eleitores.

A pesquisa, de método quantitativo, representa o esforço coletivo da Presença Online, da Vitorino&Mendonça, empresa especializada em estratégias políticas e eleitorais e do GERP, instituto de pesquisa.

O perfil do eleitor conectado 2020

Para o ano de 2020, a iniciativa contou com um grupo de pesquisadores da área de comunicação política que trabalharam no refinamento do questionário e na análise segmentada de dados.

No total, 3.995 eleitores responderam ao questionário, distribuído por e-mail e redes sociais, resultando em um rico banco de dados atualizado para candidatos e profissionais que atuam na área de comunicação e marketing político.

Os resultados da pesquisa partem de dados estatísticos e podem ser utilizados como base para o planejamento de campanhas eleitorais e ações de comunicação governamentais.

O que você encontra no relatório nacional?
Como a pesquisa foi realizada?
Qual o perfil do eleitor brasileiro conectado?
Como o eleitor acesso à internet?
O que o eleitor quer saber do candidato?
Quais formatos de conteúdo o eleitor tem interesse?
Quem tem interesse em doar para campanha e qual o valor?
Como interpretar o perfil do eleitor conectado?

Para compreender o perfil do eleitor conectado, participe do webinar e acompanhe o lançamento do e-book, realizado no dia 15 de julho, às 19h.

Os resultados serão apresentados por Maíra Moraes, coordenadora da pesquisa, e mediado pelo professor Marcelo Vitorino.

Para participar basta cadastrar-se para receber o link do evento.

Website: https://webinar.guiadomarketingpolitico.com.br/