Pesquisa indica que Dezembro Laranja ainda não é conhecido por grande parte da população

São Paulo 2/2/2021 –

Mais da metade dos entrevistados afirmou não conhecer a campanha do Dezembro Laranja, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia chama a atenção para a importância da data

O mês de dezembro é marcado pela campanha de conscientização e prevenção do câncer de pele, sendo batizado de Dezembro Laranja. Tal câncer é responsável por mais de 30% de todos os casos da doença no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são cerca de 185 mil novos casos todos os anos.

52% das pessoas não conhecem o Dezembro Laranja

A Toluna – empresa que realiza pesquisas para fornecer informações sobre o consumidor – fez um levantamento de dados com mais de 830 participantes de todas as regiões do país, e levou em consideração, inclusive, os hábitos e cuidados com a pele de cada um.

O levantamento observou que o Dezembro Laranja permanece desconhecido para mais da metade das pessoas: 52% dos participantes ainda não conhecem a campanha. Em paralelo, mais de 30% confirmaram conhecer a iniciativa, e 16% não tiveram certeza da resposta. Outro dado alarmante: 72% dos respondentes não chegaram a ver a divulgação sobre o Dezembro Laranja, 15% tiveram contato com anúncios na Internet e 12% em redes sociais.

Quase metade das pessoas conhece alguém que já teve câncer de pele

A pesquisa levantou o questionamento acerca da ocorrência de câncer, ou conhecimento de casos, por parte dos entrevistados. Cerca de 7% das pessoas responderam que já tiveram, 48% disseram não ter tido, mas conheciam alguém que já teve, e 44% não tiveram e nem conhecem algum caso.

Metade dos entrevistados que já tiveram câncer de pele responderam que tiveram acesso aos cuidados médicos por meio do plano de saúde, quase 20% puderam optar pelo tratamento em clínicas e hospitais particulares, 18% foram tratados por serviços públicos (como o SUS), e 11% não chegaram a iniciar o tratamento.

Prevenção do câncer de pele ainda parece ser pouco abordado no Brasil, segundo pesquisa

A Toluna também conversou com os participantes sobre a sua avaliação com relação à prevenção do câncer de pele; 50% concordaram que a questão ainda é pouco abordada no Brasil. Além disso, 54% se preocupam em ter a doença e 66% acreditam ser importante ter um mês todo dedicado à prevenção e conscientização de casos.

Em relação aos hábitos de prevenção do câncer de pele e cuidados gerais, a pesquisa levantou questões acerca do uso de protetor solar. Na rotina, 65% dos participantes afirmaram aplicar o protetor facial, 37% o protetor para o corpo, enquanto 10% não utilizam nada. Ao realizar uma atividade ao ar livre, 65% usam protetor facial, 70% protetor para corpo, e apenas 4% não chegam a passar algum produto. No mais, em praias, 69% possuem o hábito de utilizar protetor solar para face, 87% protetor para corpo, e menos de 1% não aplica nada.

No Brasil, 30% de todos os tumores malignos são câncer de pele

O INCA afirma que 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no país são categorizados como câncer de pele. Em vista disso, e levando em consideração que muitos brasileiros ainda não incorporaram cuidados básicos da prevenção de câncer de pele, como utilização de protetor solar diariamente, fica visível o quanto dedicar um mês à conscientização e prevenção é importante para o futuro da saúde pública do Brasil.

Dezembro Laranja visa orientar a população a buscar auxílio de dermatologista

Todas as ações do Dezembro Laranja visam integrar informações, conscientização e orientações no sentido de ajudar a população a se prevenir e buscar ajuda de profissionais de dermatologia para realizar os exames e o acompanhamento do caso.

Nesse sentido, apenas o médico dermatologista pode auxiliar o paciente e prescrever o melhor atendimento, dando preferência ao acompanhamento humanizado, como a clínica de dermatologia DermaSEr, por exemplo.

Website: https://dermaser.com.br/