Pesquisa mostra que limpeza interna de carros previne doenças

São Paulo 4/6/2020 –

Pesquisadores da Universidade Queen Mary, do Reino Unido, divulgaram dados relativos a um estudo envolvendo as áreas de ciências biológicas e química em que foi constatado que há cerca de 700 tipos de bactérias e outros microorganismos a cada 6,45 cm² do interior de um veículo. O número chega a ser 10 vezes maior que o observado em banheiros públicos. Para evitar problemas de saúde, principalmente neste momento, em que o mundo enfrenta a pandemia da covid-19, proprietários e passageiros devem seguir dicas importantes.

É possível higienizar o carro sem estragar peças e bancos

A princípio, a regra-chave para manter o carro livre de microrganismos que podem causar doenças é fazer a limpeza regularmente, utilizando pano limpo e álcool 70º nas áreas de maior contato, como volante, puxadores de portas, maçanetas, pomo do câmbio, descansos de braços, botões do painel, encaixe do cinto de segurança, entre outros elementos.

Caso não tenha álcool 70º em mãos, o motorista pode utilizar algum outro tipo de desinfetante ou uma mistura de água com detergente neutro. Algumas substâncias, contudo, devem ser evitadas, em especial os silicones, que estragam peças plásticas e acabam por reter impurezas.

Bancos demandam cuidados extras

Os bancos demandam cuidados extras para não correr o risco de surgir alguma mancha ou desgaste. Passar álcool, por exemplo, está fora das possibilidades. O melhor é utilizar aspirador de pó para fazer a limpeza do estofamento. Depois, aplicar solução de água com sabão neutro por meio de um borrifador, passando pano ou escova macia, sem colocar muita pressão.

De toda forma, o maior cuidado ao higienizar os bancos diz respeito ao uso de líquidos. Não se pode exagerar, já que a solução pode causar manchas se penetrar no estofamento. No caso de cometer algum excesso, o motorista pode utilizar aspirador de água para retirar o líquido da superfície. De toda forma, é recomendável que o veículo fique ligado por cerca de 20 minutos com o ar quente e vidros fechados, para garantir a secagem dos bancos.

No caso de bancos de couro, basta sabão neutro e uma escova macia para fazer a limpeza. A parte amarela de uma esponja de lavar louças, por exemplo, tem a textura ideal para fazer o serviço. Por fim, secar o banco com uma flanela pode garantir que não permaneça nenhum resíduo no couro.

Aspirador de pó tem muita utilidade na hora de higienizar o carro

Aqueles que têm aspirador de pó podem tirar proveito do eletrodoméstico e fazer a limpeza geral para tirar resíduos sólidos, restos de alimento e pó. Além disso, o lixinho do carro deve ser trocado diariamente e os tapetes podem ser aspirados ou lavados com água e sabão regularmente.

Venda de carros usados: é possível anunciar e comprar pela internet

A higiene de veículos é fundamental para manter longe as bactérias e os problemas de saúde, e, no momento de realizar a venda de carros usados, é preciso se assegurar que peças e bancos estejam devidamente higienizados. O Comprecar é um site de compras e vendas de carros usados que viabiliza a comercialização de veículos de forma mais prática e rápida, já que todas as ofertas estão disponíveis no catálogo do site.

Ao navegar pelo Comprecar, é possível conferir todas as ofertas de carros, motocicletas e caminhões.

Website: https://www.comprecar.com.br/

Web Site: