Pesquisador que detectou doenças cardíacas em múmias vem ao Brasil

4/4/2013 –

O cardiologista e cientista norte-americano, Dr. Gregory Thomas, virá a Curitiba, no dia 26 de abril, para palestrar sobre sua mais recente descoberta: as doenças cardíacas causadas pela aterosclerose não são um mal da vida moderna e já estavam presentes na população do Egito Antigo e do Peru, há quatro mil anos. Essa conclusão foi possível graças ao estudo realizado por Dr. Gregory Thomas e sua equipe, que examinaram múmias com a ajuda de um aparelho de tomografia.
O pesquisador palestrará no Simpósio Satélite da Quanta Diagnóstico e Terapia durante o 40º Congresso Paranaense de Cardiologia, no Expo Unimed, em Curitiba, com o tema: A DAC é consequência do estilo de vida moderno?. Mais informações e inscrições pelo site http://www.abev.com.br/paranaense2013/

De 2009 a 2012, Dr. Gregory Thomas e sua equipe fizeram duas expedições ao Cairo (Egito) para examinar múmias do Museu Egípcio e uma para Lima e proximidades (Peru) para estudar corpos mumificados da região, utilizando um tomógrafo – aparelho que é capaz de gerar imagens de grande definição do corpo humano, que ajudam no diagnóstico de doenças cardiovasculares e, neste caso, foi fundamental para o resultado da pesquisa. “Conseguimos analisar um total de 137 tomografias de múmias. Continuamos procurando por uma cultura ou uma dieta em que a aterosclerose não ocorra, pois em todas as regiões analisadas, foram encontrados indícios da doença”, informa o especialista.

Segundo Dr. Thomas, que é chefe do Serviço de Cardiologia do Long Beach Memorial Hospital e professor da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, os dados da existência da doença são incontestáveis. “A aterosclerose provável ou definitiva foi observada em 47 (34%) das 137 múmias, de todas as quatro populações geográficas: 29 (38%) dos 76 antigos egípcios, 13 (25%) de 51 antigos peruanos, dois (40%) dos cinco nativos americanos, e três (60%) de cinco caçadores Unangan”, afirma. O estudo foi publicado recentemente na renomada revista científica norte-americana The Lancet.

Na palestra que proferirá em Curitiba, Dr. Thomas apresentará os resultados que identificaram a aterosclerose, doença vascular e do coração, caracterizada pela formação de placas de gordura nas artérias. “Encontramos a aterosclerose em pessoas das quatro culturas, em que a dieta ou estilo de vida não eram de risco para cardiopatias. Como exemplo, uma mulher de aproximadamente 50 anos, que foi uma caçadora nas Ilhas Aleutas durante o final dos anos de 1.800, teve dois entupimentos em artérias do coração. Pode ser que a aterosclerose seja secundária ao processo de envelhecimento natural do ser humano, ou que causas e fatores de risco importantes da doença ainda não foram descobertos”, diz.

Os pesquisadores já trabalham no próximo estudo. Com a aprovação dos órgãos governamentais, a equipe de pesquisa pretende obter DNA de múmias de vários locais do planeta, com e sem indícios de aterosclerose. “Pretendemos determinar quais são os genes comuns às pessoas com a cardiopatia, para verificar a possibilidade de mapear a base genética da doença”, conta o cardiologista.
Parceria

Essa não é a primeira vez que o médico americano encontra-se com os especialistas da Quanta Diagnóstico e Terapia. A parceria entre a clínica e Dr. Gregory Thomas é antiga. Ele já realizou outros estudos e pesquisas com o diretor da Quanta, o cardiologista nuclear, Dr. João Vítola. Os médicos são co-autores de estudos sobre avanços para a cardiologia nuclear e imagens cardíacas, e de um livro da IAEA Human Health Series (Série Saúde Humana da Agência Internacional de Energia Atômica), com recomendações para a implantação da Cardiologia Nuclear nos países em desenvolvimento.

Sobre a Quanta Diagnóstico e Terapia
Fundada em 2003, a Quanta Diagnóstico e Terapia oferece exames de cintilografia, tomografia computadorizada com 128 cortes, angiotomografias coronariana e vascular, escore de cálcio, PET-CT, biópsias e tratamentos para câncer de tireoide e dor óssea no câncer. Desde 2011, conta com Serviço de Tomografia Cardíaca e Vascular, que possui o aparelho Philips iCT sp 128 , o primeiro no Brasil com a tecnologia Idose4 , que permite redução da dose de radiação em até 70% no exame sem perda da qualidade de imagem e diagnóstico.
A Quanta Diagnóstico e Terapia conta com um núcleo de pesquisas, o Quanta Clinical Research, reconhecido pelas suas pesquisas e produções científicas nas áreas de cardiologia e medicina nuclear. A clínica ainda participa do programa Curitiba Tecnoparque, que apoia iniciativas inovadoras de empresas locais e, desde 2007, possui um acordo de cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU para protocolo de pesquisas na área. Mais informações no site www.quantamn.com.br

Web Site: