Pilates para todos os males da coluna vertebral

4/4/2013 –

Pessoas com problemas de coluna nem sempre podem praticar alguns exercícios físicos. Mas uma atividade recomendada é o pilates, método de treinamento indicado para qualquer pessoa. “O exercício pode ser praticado por alguém que tem sérios problemas de coluna até um atleta de alto nível. A técnica consegue, com seus equipamentos e atendimento personalizado, promover melhora em alunos com problemas graves de movimentos e aumentar a performance de esportistas e prevenir que os mesmos tenham alguma lesão”, explica Sandro Veríssimo, educador físico e especialista do ITC Vertebral Curitiba.

A técnica do pilates pode ajudar a evitar diversos problemas na coluna. Veríssimo explica que os exercícios ajudam e previnem as patologias de uma forma muito eficiente. “No pilates conseguimos um treinamento muscular mais específico em aulas personalizadas. Trabalhamos com a estabilização da coluna, que é o fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e seus componentes articulares na posição correta”, revela e acrescenta: “Com isso evitamos as conhecidas hérnias de disco, espondilólise, protusão discal entre outras, e também os desvios posturais, como escoliose, cifose e lordose.”

Veríssimo conta que existe uma série de outros benefícios para quem faz a atividade regularmente, como o favorecimento a reabilitação de patologias na coluna e melhora na coordenação motora. “O exercício ainda aumenta a resistência física, melhora a respiração e a circulação sanguínea, facilita a drenagem linfática, corrige a postura, entre muitos outros”, salienta.

O educador físico apenas ressalta que o pilates somente pode ser realizado com acompanhamento e supervisão de um profissional. “Nenhum exercício físico deve ser praticado sem a supervisão de um profissional, ainda mais se a pessoa tem uma patologia de coluna, o que torna a prática de atividades físicas mais perigosas se não forem bem orientadas”, alerta. “No caso do pilates, como utilizamos alguns equipamentos específicos para o treinamento, não há exercícios que podem ser feitos em casa. O que fazemos é orientar as pessoas com dicas de como realizar as atividades cotidianas de forma a não prejudicar a coluna”, observa Sandro Veríssimo.

ITC Vertebral Curitiba
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba é uma entidade de profissionais que desenvolveu um método não-cirúrgico para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, artrose, dentre muitas outras. Criado em 2005, pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a Instituição ganhou visibilidade nacional, expandindo suas operações para 28 cidades de todo o país. Em Curitiba, o ITC Vertebral está presente desde 2011 e seu diretor regional é o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins.

Web Site: