Plataforma de antecipação de recebíveis conecta empreendedores gratuitamente às melhores opções de financiamento

São Paulo 19/11/2019 – Identificamos uma necessidade interna na Credit Brasil, mas percebemos o grande potencial do serviço no mercado. Aí resolvemos ampliar o escopo

Manter as contas em dia é um desafio para muitas das pequenas empresas. Segundo um levantamento feito pelo Desenvolve SP em fevereiro deste ano com mais de 4.000 empreendedores, quase 60% dos entrevistados afirmaram que precisam de crédito para capital de giro.

Disposta a facilitar a vida de pequenas e médias empresas que precisam de capital de giro de forma rápida e transparente, acaba de chegar ao mercado uma plataforma 100% digital. A Finplace, empresa criada em 2018 por Felipe Avelar e Gustavo Catenacci, executivos do Credit Brasil (grupo que acumula 21 anos de experiência no mercado financeiro), criou um market place de antecipação de recebíveis que conecta empresas que buscam crédito e instituições financeiras (os chamados convênios de crédito).

Basta uma nota fiscal para transformar o recebível em capital de giro em minutos, sem a burocracia dos sistemas off line tradicionais. E os custos? Para empreendedores o serviço é gratuito, para os financiadores o cadastro é grátis e o custo inicial será de apenas R$ 20.

Para conceber a nova empresa, a Credit Brasil passou por várias etapas e superou muitos desafios nos últimos cinco anos, como a disrupção tecnológica somada a um cenário econômico desafiador. “A Finplace surgiu de uma necessidade interna que identificamos na Credit Brasil, mas percebemos o grande potencial do serviço no mercado, as oportunidades de oferecer vantagens para todas as pontas, reduzindo custos e ajudando os empreendedores do nosso país. Aí resolvemos ampliar o escopo”, conta Felipe Avelar, CEO da Finplace.

“Resumindo, criamos uma plataforma que conecta as empresas que precisam antecipar seus recebíveis com as melhores opções de financiamento disponíveis no mercado. Ela transforma notas fiscais em dinheiro na conta, de forma simples, rápida, com um custo operacional justo para empreendedores e para os financiadores”, diz Avelar.

No passado, para realizar este tipo de operação, as empresas que precisavam de dinheiro perdiam tempo lendo letras miúdas em contratos, em busca das melhores opções de crédito. Com a Finplace, são as instituições financeiras que vêm até a empresa que precisa de dinheiro, oferecendo as melhores propostas. “Nosso propósito central é fomentar os negócios com foco nos pequenos e médios empreendedores brasileiros”, destaca Avelar. “Mas temos capacidade para atender demandas de todos os tamanhos.”

Para usar a nova plataforma de crédito, basta entrar no site da Finplace (www.finplace.com.br), inserir os dados da sua empresa, digitar o valor que necessita e inserir os recebíveis (notas fiscais), que a inteligência de dados da ferramenta traz as melhores ofertas.

Do lado de quem está em busca de capital de giro (ou dinheiro imediato), nenhum valor é cobrado  pela Finplace para antecipar os recebíveis. Vale lembrar que outras opções disponíveis no mercado cobram taxas tanto do cedente (tomador de crédito) quanto do financiador. Já na Finplace, estas instituições pagam apenas uma taxa, e não um percentual do valor negociado.  O valor cobrado das instituições financeiras será a partir de R$ 20 por operação.

“Nós queremos ampliar as oportunidades de negócios no país e, com isso, aquecer a economia. Por isso, não vamos cobrar nada dos cedentes, já que eles estão sem capital de giro”, diz  Avelar. Segundo o executivo, quanto às instituições financeiras, o foco é fazer com que o custo de aquisição de novos clientes diminua, pois o alto custo atual é insustentável para os financiadores.

O serviço foi desenvolvido a partir de uma plataforma proprietária, criada com o uso da ferramenta React (biblioteca de JavaScript que tem como foco a interface de usuário para páginas web), .NET Core (plataforma de desenvolvimento de código aberto criada pela Microsoft), alocado na Azure (estrutura de serviços na nuvem da Microsoft)  e desenvolvida com a as melhores práticas de DevOps, termo derivado das palavras development e operations e que engloba a automação e o monitoramento do desenvolvimento de software de forma mais eficiente.

Na Finplace, todos os processos são auditados pelas maiores empresas de tecnologia e de auditoria do mundo.

Website: http://www.finplace.com.br