Plataforma de neurorreabilitação está ajudando os profissionais da área a combinar a estimulação cognitiva presencial e on-line em tempos de Covid-19

Espanha 19/10/2020 –

A telerreabilitação veio para ficar e ferramentas, como a NeuronUP, estão permitindo que os neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos realizem as terapias em seu local de trabalho, podendo também programar sessões para que os usuários possam realizá-las em casa

A combinação da reabilitação cognitiva presencial e on-line já é uma realidade e a crise de saúde pública tem servido como um ensaio geral, e o resultado tem sido bastante satisfatório para os profissionais e seus usuários. A Covid-19 impediu que fossem realizados trabalhos de reabilitação presencial em diversos países, devido às suas medidas de proteção de saúde. Foi a partir daí que neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos viram a necessidade de dispor de ferramentas para continuar com a reabilitação à distância e personalizada com seus usuários.

Desde Março deste ano, muitos profissionais começaram a usar plataformas, como a NeuronUP, em casa para continuar oferecendo reabilitação aos seus usuários.

A NeuronUP é uma plataforma web de neurorreabilitação, a qual está presente em 25 países. Esta ferramenta oferece aos profissionais inúmeros exercícios da vida diária para trabalhar com reabilitação e estimulação cognitiva, presencial e on-line, com pessoas afetadas com danos cerebrais, doenças neurodegenerativas (Alzheimer, esclerose múltipla, Parkinson), distúrbios do neurodesenvolvimento (TDAH, TEA), doenças mentais, deficiência intelectual, Down, envelhecimento natural, etc. Só no Brasil, a Alzheimer’s Disease International (ADI) estima que existirão 2.5 milhões de pessoas com demência em 2030.

O objetivo da plataforma é oferecer ao usuário a máxima personalização do tratamento, através de exercícios que trabalham a memória, a atenção, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.

Além disso, os profissionais contam com uma ferramenta para preparar, em menos de cinco minutos, uma intervenção personalizada com centenas de atividades que se ajustam às necessidades cognitivas de cada usuário. Vale ressaltar que o profissional tem acesso instantâneo a todos os resultados, podendo assim redefinir a terapia de acordo com a evolução de cada usuário, proporcionando uma melhoria contínua e progressiva.

“Alcançar mais de 4.000 profissionais e, através deles, a milhares de pessoas com doenças como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, lesão cerebral, deficiência intelectual, TDAH, etc. tem sido um desafio. Nosso objetivo sempre foi, e continua sendo, oferecer inúmeros exercícios que sirvam de suporte fundamental para os profissionais envolvidos nos processos de estimulação cognitiva e neurorreabilitação”, explica Íñigo Fernández de Piérola, CEO da NeuronUP.

Segundo explicam os responsáveis da plataforma, os benefícios para profissionais e usuários são:

Benefícios para profissionais

  1. Mais de 10.000 exercícios com geradores de conteúdo personalizável que permitem a criação de materiais ilimitados e ecológicos. As atividades estão classificadas em mais de 40 processos cognitivos e estão divididas de acordo com a idade e o grau de dificuldade. Existe um repositor de atividades em constante crescimento.
  2. Programador de sessões para aproveitar ao máximo o tempo e reforçar a intervenção à distância.
  3. Plataforma on-line. Não necessita instalação.
  4. Analisador de resultados. Permite arquivar e fazer um acompanhamento minucioso da evolução dos usuários. A NeuronUP registra uma infinidade de dados: acertos, erros, omissões, tentativas, tempo de execução, etc.
  5. Facilidade de acessar de qualquer dispositivo: computador, laptop, tablet, etc.
  6. Usuários ilimitados.
  7. Capacidade para trabalhar com seus usuários tanto de forma presencial quanto on-line (telerreabilitação).
  8. Suporte técnico e atenção ao cliente personalizada de acordo com a demanda.

Benefícios para usuários

  1. Intervenção adaptada e personalizada de acordo com as necessidades de cada usuário.
  2. Atividades desenvolvidas por neuropsicólogos e terapeutas ocupacionais, tais atividades são relacionadas com exercícios da vida diária.
  3. Material motivador, com conteúdo (design) adaptado à idade de cada usuário.
  4. Atividades em formato digital e em papel.
  5. Possibilidade de reforçar a intervenção com atividades para casa (sempre orientadas por profissionais).

Website: https://www.neuronup.com/

Web Site: