Plataforma inovadora traz informações e dicas para a terceira idade durante a quarentena

Brasil 7/5/2020 – O objetivo da plataforma é trazer temas relevantes para os idosos, através de fontes confiáveis e com uma linguagem simples.

A população brasileira está envelhecendo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018) desde 2012 a população considerada idosa aumentou em 4,8 milhões, chegando a um total de 30,2 milhões em 2018. Ou seja, 15,4% da população total do Brasil, sendo a predominância do sexo feminino (8,6%) em detrimento ao sexo masculino (6,8%).

Uma outra pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) traz dados bem interessantes sobre a terceira idade. Essa pesquisa CNDL/SPC (2018) revelou que 70% dos idosos (acima dos 60 anos) estão aposentados, além de outras informações bem relevantes, tais como:

– 21% dos aposentados continuam trabalhando;
– 47% dos idosos que continuam trabalhando disseram que a renda não é suficiente para pagar as contas;
– 76% dos idosos encaram o trabalho de forma positiva nessa fase da vida.

Quem pode ser considerado idoso?

Levando em consideração a legislação brasileira, uma pessoa é considerada idosa a partir dos 60 (sessenta) anos (Lei 10.741/2003). A Lei 10.741 também é conhecida como o Estatuto do Idoso, pois foi uma iniciativa extremamente inovadora e tem como objetivo a garantia dos direitos da pessoa idosa. Neste estatuto, entende-se idoso a pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Pandemia e a terceira idade

Esse grande número de idosos tiveram que, de maneira inesperada, adotar novas práticas devido o avanço do coronavírus (Covid-19) no Brasil. Além de terem muitas dúvidas sobre essa doença, há também outras questões que estão relacionadas ao próprio avançar da idade que geram curiosidade.

Por isso, a Plataforma Oversixty, lançada agora no mês de abril, é totalmente focada na terceira idade e traz conteúdos inéditos e exclusivos para os idosos. Devido à pandemia, muitos dos conteúdos estão direcionados para esclarecer as principais dúvidas desse grupo. Além disso, traz diversos outros temas também relevantes, como sexo na terceira idade, depressão, luto, alimentação, dentre outros.

Guilherme Moura, um dos integrantes da equipe Oversixty, esclarece: “O objetivo da nossa plataforma é trazer temas relevantes para os idosos, através de fontes confiáveis e com uma linguagem simples. Durante a quarentena, os idosos se viram isolados em casa e isso trouxe diversos desafios, por exemplo, como manter as atividades físicas que são essenciais para a manutenção do bem-estar geral na terceira idade. Por isso, trouxemos dicas de atividades compatíveis com as diversas limitações que acometem esse público. Apesar do objetivo da Plataforma não ser oferecer aconselhamento médico, nem diagnóstico e tratamento, reunimos informações atualizadas das entidades especializadas em cada um dos temas”.

Depressão

Além de temas relacionados com o coronavírus, a Plataforma Oversixty também traz informações que ainda podem ser consideradas tabus na nossa sociedade, como a depressão na terceira idade. Apesar da depressão ser uma condição que pode acontecer em todas as faixas etárias, muitas vezes ela se torna mais visível à medida que se envelhece. Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que pessoas com idades entre 60 e 64 anos representam 11,1% entre os 11,2 milhões de brasileiros diagnosticados com depressão.

Conhecendo a Plataforma

Para quem quiser se manter informado e atualizado sobre todos esses temas que são direcionados para a terceira idade, basta acessar gratuitamente a Plataforma Oversixty (www.oversixty.com.br). Toda a semana tem novas publicações.

Website: http://www.oversixty.com.br