Políticas de conscientização engajam consumidores no consumo responsável de bebidas alcoólicas

Rio de Janeiro 11/11/2019 – Cada oficina realizada pelo projeto proporciona uma experiência única e diferente do que é ser educador

Entre os principais fatores para a educação da população está a atenção redobrada para a proibição do consumo de álcool por crianças e adolescentes

O jeito de consumir bebidas em bares e restaurantes está mudando. Se antes havia uma preocupação muito maior em relação a “beber mais”, hoje, os consumidores estão muito mais atentos à quantidade e à qualidade do que eles ingerem.De certa forma, esse novo movimento tem uma relação direta com o aumento da facilidade com que as pessoas têm encontrado informações sobre o abuso do álcool. Aliado a isso, as empresas do setor têm estimulado seus clientes a consumirem menos e melhor, promovendo, inclusive ações de conscientização.

Por outro lado, esse trabalho de conscientização precisa começar desde muito cedo. Afinal, crianças e adolescentes também estão suscetíveis a consumirem bebidas alcoólicas – o que é algo proibido por lei. Levando isso em consideração, a Pernod Ricard, dona de marcas como Absolut, Chivas, Jameson e Beefeater, patrocina o programa Na Medida. Promovido na região do sul fluminense, onde a empresa tem uma fábrica, o projeto foi lançado em 2011, em parceria com a ONG Singulares. Na prática, a iniciativa reforça o posicionamento da empresa de que a educação é a chave para a prevenção.

O alvo do programa são as escolas de ensino fundamental, que recebem educadores para promover debates e orientar alunos sobre os perigos do consumo precoce do álcool “Cada oficina realizada pelo projeto proporciona uma experiência única e diferente do que é ser educador. Colocar-se ao lado dos participantes, escutá-los e compartilhar o tema nos dá a possibilidade de lidar com as multiplicidades e compreender as dores e delícias do que é ser jovem atualmente. Sinto-me privilegiada enquanto psicóloga, por facilitar rodas de conversas com debates e compreensões ricas sobre a vida. As reverberações de participar de um encontro como esse ecoam nos alunos e nos profissionais das instituições escolares que abrem as portas prontamente para nos receber”, afirma a Hislania Fátima dos Santos Nóbrega, educadora do Na Medida.

O sucesso do programa já pode ser, inclusive, mensurado. Isso porque ele foi um dos responsáveis para que a Pernod Ricard conquistasse, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio “As Melhores Empresas Para Trabalhar no Rio de Janeiro”, concedido pela consultoria Great Place To Work (GTW) à fábrica da empresa na região.

A escola Professora Jandyra Reis de Oliveira, na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, é uma das agraciadas pelo projeto. “Nós da equipe pedagógica e diretiva ressaltamos o projeto por terem desenvolvido oficinas e palestras em nossa unidade escolar, sempre com temas relevantes e significativos que levam nos estudantes a reflexão e, principalmente, a transformação de atitudes e construção de valores” afirma Elisangela Lima Teixeira, Coordenadora Pedagógica da instituição.

Desde que foi criado, o programa Na Medida já realizou 5.663 oficinas e promoveu o debate com 151.179 alunos e 4.579 professores. As escolas da região interessadas em receber o projeto podem se inscrever para o próximo ciclo de palestras pelo e-mail [email protected].

Website: https://www.pernod-ricard.com/en

Web Site: