Por causa do coronavírus, Ministério da Educação libera aulas a distância em cursos presenciais

São Paulo 3/4/2020 –

Na tentativa de diminuir a infecção e os impactos causados pela pandemia do coronavírus, o MEC (Ministério da Educação) liberou a alteração de aulas presenciais por aulas a distância, através das tecnologias disponíveis, como celulares, computadores e tablets. A Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 18 de março de 2020.

A medida recentemente publicada tem validade de 30 dias ou até a melhora da pandemia do coronavírus. De acordo com a Portaria, os cursos de Medicina e os estágios profissionais são as únicas exceções. Qualquer instituição de ensino que optar por realizar a mudança das aulas deve comunicar o MEC sobre a decisão dentro de 15 dias.

A mudança das aulas traz a segurança para os alunos e outras vantagens do ensino a distância também. O método de ensino a distância (EAD) ganhou força na última década. De acordo com dados do Censo da Educação Superior, existem mais de um milhão e meio de estudantes fazendo faculdade na modalidade online.

Conheça mais 5 vantagens sobre o ensino a distância.

1- Flexibilidade: o método de ensino a distância é muito procurado por quem precisa de flexibilidade na rotina. O aluno pode escolher onde, quando e como prefere estudar. No EAD, também não é necessário escolher uma faculdade próxima do trabalho ou moradia, pois, não é preciso se deslocar até o local para estudar.

2- Otimização de tempo: o diferencial do EAD é a forma maleável com que o aluno pode criar suas rotinas de estudo. A plataforma de estudo pode ser acessada de qualquer local que tenha conexão com a internet a qualquer horário do dia. Sem precisar se locomover até a faculdade, o caminho até o trabalho e a volta para casa podem ser aproveitados para estudar.

3- Comodidade: estudar a distância traz comodidade para quem não gosta de enfrentar dificuldades de locomoção, como trânsito, chuvas e outros obstáculos das grandes cidades urbanas. Estudar presencialmente em uma faculdade longe pode causar fadiga, diminuir o interesse e desmotivar o aluno. O ensino a distância permite que o aluno estude em casa ou em outro ambiente de sua preferência.

4- Desenvolvimento: alguns podem pensar que o ensino a distância requer menos esforço, no entanto, por ser uma modalidade que exige disciplina, administração de tempo e concentração, os alunos acabam se comprometendo mais com os estudos e desenvolvendo habilidades que serão úteis na vida profissional.

5- Acesso ilimitado ao conteúdo: a modalidade EAD tem a grande vantagem de disponibilizar seus materiais e conteúdo de estudo durante toda a duração do curso, facilitando o estudo e o aprendizado. O aluno pode revisar as aulas e garantir que a matéria tenha sido absorvida.

O Estude Sem Fronteiras é um site de cursos online em que você encontra diversos cursos de aperfeiçoamento disponíveis em todo o Brasil e também no exterior, oferecendo mais de 670 cursos de Extensão e Aperfeiçoamento em diversas áreas, como educação, gestão, negócios, idiomas, tecnologias e tantos outros. O Portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, cuja sede fica na cidade de Ribeirão Preto.

Website: https://www.estudesemfronteiras.com/novo/

Web Site: