Portal especializado em empreendedorismo compartilha 3 dicas para abrir empresa com mais agilidade

São Paulo – SP 9/9/2019 –

Abrir empresa no Brasil pode ser um processo extremamente burocrático e demorado. Pensando em ajudar os novos empreendedores, o portal Abertura Simples compartilha algumas dicas

Um estudo realizado pelo Doing Business, em 2017, apontou que o Brasil ocupa a 175ª posição em um ranking de 190 países em relação a facilidade para abrir empresa. De acordo com o estudo, por aqui são necessários 79,5 dias e 11 procedimentos para realizar a abertura.

Sabendo disso, o Abertura Simples, portal que conecta empreendedores a contadores, decidiu compartilhar 5 dicas para ajudar os futuros empreendedores a realizar a abertura de empresa com mais agilidade.

1. Plano de negócio

Rogerio Fameli, CEO do Abertura Simples, ressalta que é essencial que o futuro empreendedor desenvolva um plano de negócio antes mesmo de abrir uma empresa.

O plano é um documento que reúne informações essenciais para sobre o negócio. “Com o documento, ele conseguirá validar sua ideia, ter uma perspectiva de faturamento e, com isso, definir qual o melhor regime tributário”, explica o CEO.

1. Documentos exigidos

É necessário que o empreendedor separe todos os documentos para dar início ao processo de abertura de uma empresa com mais agilidade. Ele precisará, caso tenha sócios, de:

•       1 cópia simples do comprovante de residência de cada um;
  •       2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada;
  •       2 cópias da certidão de casamento, caso seja casado;
  •       1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente;
  •       2 cópias simples do IPTU do Imóvel;
  •       2 cópias do contrato de locação ou compra e venda.

1. Escritório de contabilidade

Como mencionado, há 11 processos burocráticos que precisam ser realizados para que a empresa possa ser aberta. Entre esses processos, é necessário, por exemplo, ir até a junta comercial, prefeitura etc.

Diante disso, a forma mais fácil e ágil para realizar todos os procedimentos é com a ajuda de um contador. O profissional é especializado na tarefa e, por isso, pode fazer tudo com mais agilidade.

Processos necessários para realizar a abertura empresa sozinho

Para os empreendedores que querem abrir empresa por conta próprio, o portal Abertura Simples explica que será necessário seguir os seguintes passos:

Contrato social: será necessário realizar um contrato social para definir a participação de cada um dos sócios, as atividades realizadas pela empresa, o nome etc.

Registro da marca: o registro da marca deve ser realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para isso, será necessário entrar no site do INPI, realizar o depósito da marca e preencher os formulários.  Em seguida, é necessário aguardar o exame formal, solicitar a publicação do pedido e realizar o pagamento da taxa. Depois, é só aguardar o registro.

Junta Comercial: em seguida, o empreendedor precisará ir até um cartório jurídico ou na junta comercial da cidade a para registrar sua empresa.

CNPJ: após o registro na Junta Comercial, o empreendedor receberá um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será necessário para entrar no site da Receita Federal e tirar o CNPJ. No site, é necessário fazer o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, realizar a impressão, preencher e enviar pelos correios para a Receita Federal ou levar pessoalmente.

Alvará de funcionamento: o alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa de exercer suas atividades. Ele deve ser solicitado na prefeitura ou em outro órgão governamental municipal.

O empreendedor precisa se atentar a esse documento antes de qualquer locação ou compra de um imóvel para seu novo negócio. Isso porque é o alvará que declara, legalmente, que a empresa tem o direito de exercer atividades em determinados locais.

Para finalizar, Fameli explica que, caso o empreendedor não tenha interesse em realizar o processo de abertura sozinha, ele pode contar com ajuda do portal Abertura Simples. “Nossos associados são especializados em realizar o serviço com agilidade”, comenta.

Website: https://aberturasimples.com.br/