Prefeitura de Vitória (ES) lança portal gratuito para disponibilizar localização de diversas infraestruturas da cidade

8/4/2013 –

Com objetivo de facilitar o acesso às informações georreferenciadas (baseadas em mapeamento) e, consequentemente, atender uma grande demanda por parte do público que deseja encontrar a localização de diversas infraestruturas da cidade, a Prefeitura de Vitória (ES) lança o portal Geoweb Vitória (www.vitoria.es.gov.br/geoweb), desenvolvido por meio de projeto que teve consultoria técnica da Imagem, empresa líder no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

“Ao lançar o portal, a Prefeitura de Vitória se diferencia por ser uma das poucas no Brasil que disponibilizam sua base de mapas no formato digital e, principalmente, de forma gratuita. As informações, que atendem o público externo e interno, estão disponíveis para estudantes, pesquisadores, empresas e concessionárias de serviços”, afirma Joseanny Pereira, gerente de Geoprocessamento da Prefeitura de Vitória.

O portal destaca-se, ainda, por disponibilizar ao cidadão um mapa interativo de Vitória, apresentando a localização de serviços e informações da cidade, tais como: condições das praias; pontos turísticos; e localização de centros comerciais, restaurantes, escolas, hospitais e bancos, entre outros.

Do ponto de vista da gestão municipal, o portal também auxilia na definição de ações a serem tomadas para melhorar os serviços públicos nas áreas de educação, transporte, saúde e habitação, entre outros, de modo que a população veja o impacto positivo do mapeamento com a melhoria dos serviços prestados pelas secretarias municipais.

“A informação ao alcance da população e também dos gerentes de projetos, planejadores, tomadores de decisão e servidores públicos faz com que o uso do Geoweb se torne cada vez mais uma cultura. Não apenas na Prefeitura, mas principalmente na sociedade de um modo geral”, conclui Joseanny Pereira.

No escopo do projeto, a Imagem foi responsável pelo fornecimento da plataforma tecnológica do Geoweb Vitória, a qual permite a publicação e atualização dos mapas disponíveis no portal por meio de um layout moderno e com alta qualidade das informações em formato digital, as quais também estão disponíveis para download dos internautas.

Sobre a Imagem
Fundada em 1986, a Imagem é líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), com 25% de participação no mercado nacional do setor. A empresa oferece uma solução completa de Inteligência Geográfica que reúne plataforma GIS da empresa norte-americana líder no setor Esri, conteúdo geográfico (imagens de satélite, mapas territoriais de múltiplas escalas e temas,etc) e aplicações (consultoria, implementação de sistemas, etc) para os mais diversos processos de negócio.
Os produtos e serviços da Imagem são utilizados por centenas de empresas, públicas e privadas, de setores como governo (municipal, estadual, federal), meio ambiente, mineração, óleo e gás, agrobusiness, transportes, telecomunicações, segurança pública e defesa. Também focada na área de Utilities, oferece soluções para energia e saneamento. Sediada em São José dos Campos (SP), a Imagem conta com escritórios regionais e uma ampla rede de parceiros no país. Mais informações em www.img.com.br.

Web Site: