Premiação PNQS 2019: em cerimônia emocionante, “Oscar do Saneamento” contempla as melhores em gestão e homenageia profissionais do setor

São Paulo 5/12/2019 –

Em cerimônia realizada em Salvador/BA, as empresas premiadas se destacaram pela utilização de práticas que apresentaram os melhores resultados de desempenho.

Entre os dias 27 e 29 de novembro, Salvador, na Bahia, foi palco para o único prêmio do setor de saneamento do mundo. Em uma noite concorrida, o CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES realizou nesta sexta-feira (29), no Fiesta Convention Center, a tradicional cerimônia de entrega de prêmios aos vencedores da 23ª edição do PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento Ciclo 2019. A noite foi regada a muita emoção com belas homenagens a profissionais e empresas que se destacaram na busca e aplicação de boas práticas de gestão do saneamento ambiental do país e ajudam a promover a modernização e a universalização do setor. Uma destas honrarias foi concedida ao Presidente Nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza.

As empresas premiadas se destacaram pela utilização de práticas que apresentaram os melhores resultados de desempenho. “Nossa meta é a busca pela excelência, melhorias e superações a cada ano. Ficamos felizes em ver as mudanças nas corporações e notar o quanto podemos aperfeiçoar processos, procedimentos, comportamentos e oferecer serviços de qualidade à população”, enfatizou Rosana Dias, coordenadora do CNQA, acompanhada pelo secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Leonardo Góes, na ocasião, representando o Governador do Estado, Rui Costa. Veja aqui a lista completa das reconhecidas AMEGSA e Selo da Qualidade (SQFSA) no Ciclo 2019 do PNQS.

Categoria IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental

Foram 54 cases inscritos nesta categoria e 20 selecionados para apresentação no Seminário de Benchmarking. Venceu a Sabesp Unidade de Tratamento de Esgoto – MT com o trabalho “Gestão do recebimento de obras com a utilização de equipamento de inspeção interna de tubulações (robô)”.

Categoria PEOS – Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental
Com os temas “Gestão de Perdas” e “Gestão de Esgotamento Sanitário”, a categoria teve 50 inscritos e 30 selecionados para o Seminário de Benchmarking.

A Sabesp Unidade de Tratamento de Esgoto – MT foi a vencedora em “Gestão de Esgotamento Sanitário”, com o case “Avaliação da Performance das Estações de Tratamento de Esgoto”.

E em Gestão de Perdas, a grande vencedora foi a Corsan SURLIT, com o “Projeto de Regularização de Ligações Clandestinas – Bairro Agual”.

Homenagens: Trófeu Quíron

Patrono do Trófeu Quíron, o engenheiro Walter Pinto Costa, um dos fundadores da ABES e grande incentivador do Setor de Saneamento no país, recebeu homenagem póstuma. A medalha foi criada para premiar pessoas que têm uma participação decisiva na promoção, implementação e divulgação do PNQS.

O Presidente nacional da ABES foi o grande homenageado da noite com esta medalha pela condução dos trabalhos ao longo de quatro anos de gestão, empenho e entusiasmo, defensor incansável do setor, grande entusiasta do PNQS e apoiador do CNQA, sempre objetivando a universalização do saneamento e a excelência da gestão. “Hoje o PNQS é um dos mais importantes produtos da ABES, oferecendo desenvolvimento científico, social e econômico à sociedade brasileira”, destacou o homenageado.

Para ele, o Brasil vive um momento decisivo com o novo marco legal do saneamento. “Para nós não interessa uma guerra entre o setor público e privado. O que vale é a união dos esforços. O saneamento deve ser tratado como algo diferente e especial pelo governo federal. O que importa é ser eficiente no atendimento ao público para levar água e esgotamento sanitário aos lares brasileiros”, enfatizou Roberval Tavares, lembrando que a premiação, que contempla empresas públicas e privadas, é prova que há eficiência nas duas áreas. Assista ao vídeo deste grande momento do evento na página da ABES no Facebook.

E as homenagens não pararam por aí. A categoria AMEGSA conta com examinadores voluntários de todo o Brasil, que aplicam conhecimento e compartilham experiência com o intuito de contribuir com a melhoria da gestão. Nesta edição do PNQS, 104 examinadores integram a etapa de avaliação das 57 organizações candidatas ao prêmio. Os homenageados neste quesito foram Aline Moraes de Oliveira de Oliveira e Luciano Ferreira Silva.

Novidade: parceria PNQS e SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento)

Este ano de 2019, o CNQA estabeleceu de forma inédita uma parceria com a SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento). O objetivo é fortalecer e disseminar as boas práticas de gestão do conhecimento no setor. Com autorização das candidatas, uma equipe de 7 examinadores voluntários e especialistas nos critérios de avaliação da SBGC analisou os relatórios da gestão, identificando as organizações com boas práticas de gestão do conhecimento como resultado deste processo. Neste cenário, quatro organizações se destacaram:

Foram elas: Corsan (prêmio recebido por Sandro Camargo, assessor da presidência da Corsan) e Embasa (Rogério Cedraz) no Nível I; e Sabesp Unidade de Negócio Leste (Maycon Rogério de Abreu Superintendente da região) e Sabesp Unidade de Negócios Oeste (Alessandro Muniz Paixão, gerente de engenharia) no Nível II.

O secretário do CNQA, Márcio Romero, ao lado da coordenadora Rosana Dias, anunciou que a próxima missão do PNSQ será na Itália. “O grande diferencial do PNQS é promover o benchmarking e a transmissão de conhecimento. As nossas missões têm sido de muito sucesso. Tivemos a de São Francisco (EUA), a do Chile e agora vamos para a Itália. Será um momento de muito aprendizado e troca informações”, disse Márcio.

Antes de encerrar a edição 2019 do PNQS, o CNQA lançou outra novidade: o Troféu Turmalina Paraíba – Constância de Propósitos, cujo objetivo é homenagear as organizações reconhecidas no Nível IV com os troféus Rubi e Dublo Rubi nos últimos dois ciclos seguidos.

Website: http://abes-dn.org.br/

Web Site: