Prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas anuncia vencedores

São Paulo, SP 1/3/2021 – O engajamento das escolas foi surpreendente, e deve ser um modelo para toda a sociedade, inclusive para as empresas

O Prêmio Dia de Doar Kids 2020 é um reconhecimento dado às escolas que se empenharam e criaram campanhas de mobilização generosas e solidárias gerando integração entre professores, alunos e famílias, principalmente neste ano que ano foi o mais complicado de toda a história da educação em um momento que foi necessário fazer o movimento acontecer.

Implementado pela Plataforma de Educação para a Gentileza e a Generosidade Todo Dia é Dia de Doar Kids (https://www.diadedoarkids.org.br/ ), o objetivo do Prêmio é reconhecer e premiar campanhas de mobilização generosas e solidárias envolvendo escolas de todo o País, gerando integração entre professores, alunos e suas famílias e a comunidade onde as escolas estão inseridas considerando o contexto da mobilização social que culminou no Dia de Doar, dia 1º de dezembro de 2020. Como inspiração, os 7 princípios da Educação para a Gentileza e a Generosidade, que abarcam também a Cidadania, a Diversidade, o Respeito, a Sustentabilidade e a Solidariedade.

Segundo Marina Pechlivanis, fundadora da Umbigo do Mundo, idealizadora da Plataforma, “Mais que os recursos monetários, foi a energia, a força e a perseverança das pessoas, especialmente dos professores, que fez a diferença em todos os projetos inscritos. Ver os resultados é gratificante, considerando que passamos por um ano atípico, de pandemia, com todas as adaptações ocasionadas inclusive pelas aulas remotas. Neste contexto, o engajamento das escolas foi surpreendente, e deve ser um modelo para toda a sociedade, inclusive para as empresas.”

Campanhas vencedoras:
São 3 categorias: Campanha Mais Criativa, Campanha Mais Engajadora e Campanha Mais Transformadora, e duas premiações em cada: para o primeiro lugar um troféu e para o segundo lugar um certificado.

As escolas contempladas são:
• Campanha Mais Transformadora:
em primeiro lugar o Colégio Professor Possidônio Salles, de São José dos Campos, com a campanha “Dia de Doar Kids”; e em segundo lugar, Colégio Educar Guarulhos, com a campanha “Amor em Movimento”.
• Campanha Mais Engajadora:
em primeiro lugar o Colégio Avenues, de São Paulo, com a campanha “Avenues COVID-19 Social Response”
e em segundo lugar ficou o Colégio Atena, de Sergipe, com a campanha “Dia “D” Atena”.
• Campanha Mais Criativa:
o Colégio Professora Léa Edy Alonso Saliba, da cidade de Sorocaba, garantiu o primeiro e o segundo lugares com as campanhas “Importância do Dia de Doar” e “Comparação de Diversão e Filantropia através do Ativismo Social”.

Opinião do júri e nova edição do Prêmio para 2021:

Em sua primeira edição, o Prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas foi um dos 50 projetos selecionados entre 2.000 candidaturas, em 93 países, para o Starling Collective, que identifica e apoia lideranças de base que trabalham para acelerar abordagens inovadoras para catalisar a generosidade, empatia, equidade e justiça, especialmente em tempos de COVID-19.

“Para o Starling Collective e GivingTuesday, apoiar um prêmio como o Dia de Doar Kids 2020 Escolas foi uma oportunidade significativa para criar conexão com escolas de todo o Brasil, proporcionando a valorização e visibilidade de iniciativas nobres associadas aos 7 princípios da Plataforma de Educação para a Gentileza e a Generosidade Todo Dia é Dia de Doar Kids. Todo e qualquer gesto de generosidade, por menor que seja, faz uma grande diferença na educação de uma criança e no futuro de toda uma população”, conclui Asha Curran, CEO do Giving Tuesday.

Para a jurada Dianne Cristine Rodrigues de Melo, Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, o trabalho com conceitos de solidariedade, respeito ao próximo e, principalmente, noções de equidade, são importantíssimos para o ambiente escolar pois conseguem atrelar conteúdos transversais à prática voluntária. “Chama a atenção, especialmente, o poder que a escola tem em sua comunidade para pautar assuntos importantes para a formação de uma sociedade mais justa. Ver toda a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários e familiares envolvidos e engajados numa prática voluntária em prol de uma causa específica, é uma injeção de ânimo e esperança para um presente e futuro melhores”.

De acordo com a jurada Ana Flávia Ferreira Godoi, consultora especializada em captação de recursos e engajamento de doadores e membro do Conselho Deliberativo da ABCR, apesar de todos os desafios, o ano de 2020 foi um marco no despertar da generosidade e solidariedade: “O Prêmio Dia de Doar Kids Escolas representou um marco para o reconhecimento das iniciativas que nasceram no ambiente escolar e que foram pensadas para impulsionar a relação da escola com a comunidade. Foi um privilégio participar da comissão de seleção e conhecer propostas que tinham como objetivo incorporar o hábito de doar para causas sociais desde a infância.”

E segundo, Daniela Weiers, Gerente Administrativo Financeira do Synergos Brasil e membro do Conselho Deliberativo da ABCR, conhecer as iniciativas de escolas públicas e privadas para promover a generosidade, especialmente considerando o contexto da pandemia, tornou tudo mais desafiador: “A criatividade e a disposição de professores, alunos e funcionários foram muito inspiradoras. Como cidadã, mãe e profissional do terceiro setor, espero que esse prêmio cresça a cada ano e inspire muitas crianças e famílias em nosso país.”
Com o sucesso da primeira edição, a Plataforma de Educação para a Gentileza e a Generosidade Todo Dia é Dia de Doar Kids anuncia que haverá a 2ª edição em 2021 e que as informações e regulamento estarão disponíveis no site https://www.diadedoarkids.org.br/ a partir de junho.

Sobre a Plataforma Todo Dia é Dia de Doar Kids
Primeira Plataforma de Educação para a Gentileza e a Generosidade do Brasil, com metodologia de ensino gratuita para as escolas. Oferece inspiração para as crianças realizarem suas próprias iniciativas, aulas práticas para as famílias terem um ponto de partida ao abordar esta temática, além de uma metodologia cuidadosamente preparada com 26 planos de aula com base nos 7 princípios da Educação para a Gentileza e a Generosidade, adaptável à realidade das mais diversas escolas e comunidades deste extenso e diverso Brasil inclusive com aulas remotas.

Website: http://ww.diadedoar.com.br

Web Site: