Print Summit 2019 coloca em pauta a comunicação impressa atual

São Paulo 9/10/2019 –

Tecnológica, dinâmica e sustentável, a comunicação em mídia impressa ganha novos contornos, desafios e oportunidades na visão de experts

No próximo dia 29 de outubro, das 9h às 13h, acontece em São Paulo, na ESPM Tech, o Print Summit 2019.
O evento, uma realização da Abro (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset), Sindigraf – SP (Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo) e Two Sides, com oferecimento da Afeigraf (Associação de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), trará profissionais renomados da área editorial e da mídia de grandes agências para falarem como a comunicação impressa é poderosa e eficaz para construir marcas fortes, com grandes doses de criatividade e alta entrega de ROI aos clientes.

Evolução e revolução

Desde a criação do primeiro tipo móvel por Johannes Gutenberg no século 15, muita coisa mudou na história da comunicação impressa. Os impressos se popularizaram, romperam fronteiras, democratizaram o acesso à informação. Também foi graças ao impresso que empresas construíram impérios e diversificaram, com criatividade, os meios em que circulava a informação (jornais, livros, revistas, folhetos etc.). Contudo, um novo cenário começou a se desenhar na década de 1990, e, mais intensamente, nos anos 2000, com a chegada das mídias digitais. Mais do que desafios, essas novas mídias impuseram à comunicação impressa a necessidade de se reinventar, e, de certo modo, com inteligência, também permitiram que novas aplicações e oportunidades se abrissem.

O Print Summit 2019 é um exemplo da necessidade de se discutir e abrir horizontes sobre práticas e mitos em torno da impressão e do uso do papel. A abertura do evento será feita pelo Sr. Armando Ferrentini, diretor-presidente da Propmark, após a qual será ministrada a palestra “Morte do impresso é fake news” por Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora.

Às 10h10, a programação prosseguirá com a palestra “Tempo do ‘RE’: Tempo de recriar, reinventar, reformular, reproduzir, recompor”, ministrada pela diretora de mídia Omnichannel da Agência VML, Luciana Schwartz. Em seguida, será realizado o lançamento do selo ‘Papel Legal’.
Logo após, Pedro Barbastefano, sócio e diretor comercial da 29Horas Mídia Aeroportuária, falará sobre o tema “A oportunidade do impresso no ambiente OOH – Out Of Home”. Encerrando, às 11h20, acontecerá a apresentação de Luiz Felix, da Agência Africa.

Debate

Após a programação de palestras, será realizado um painel de discussão com os palestrantes, tendo como mediador o Sr. Thiago Ferrentini, diretor operacional da Propmark. Nesse painel, o público poderá fazer perguntas, esclarecer dúvidas e dar pontos de vista sobre os temas discutidos.

Os interessados em conferir a programação completa do Print Summit, fazer a inscrição e garantir sua vaga podem acessar o link https://www.sympla.com.br/print-summit-2019__662435

O Print Summit tem patrocínio da B.O.Paper, Compulaser Gráfica, Escala Brasil/WPS, Fespa/Digital Printing, Future Print, Futura Im., Gráfica Revelação e Plural Indústria Gráfica; e apoio da ABA, ABAP, Aberje, ABTG, Aner, ANJ, Antilhas Embalagens, APP, ESPM, Fenapro, Portal do Papel, Printbag e Propmark.

Palestrantes

Pedro Barbastefano

Com mais de 30 anos de experiência no mercado publicitário, é um dos idealizadores e fundadores da 29HORAS. Graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Administração de Empresas e especialista em marketing, Pedro tem passagem pela Nestlé, Vogue e
Editora Abril. Na Editora Globo, foi Diretor de Publicidade das revistas masculinas, sendo um dos responsáveis pelo lançamento de “Pequenas Empresas Grandes Negócios”. Com perfil dinâmico, criativo e visão ímpar para oportunidades de mercado, Pedro é hoje responsável pelo posicionamento estratégico da 29HORAS.

Luciana Schwartz

Diretora de Mídia Omnichannel da VML, acumula passagens por grandes agências do país como Wunderman, Y&R, AlmapBBDO, NeogamaBBH e Peralta, liderando a área de mídia on e offline. Foi COO e VP de Mercado do Portal IG, um dos principais canais digitais do país. Trabalhou com clientes nacionais e internacionais, líderes em seus segmentos de atuação; participou de viagens internacionais para aperfeiçoamento em Nova York, Boston, Londres, Los Angeles e Japão; destacou-se como vencedora de prêmios como Media Lions, em Cannes, Caboré, Prêmio Abril de Mídia, OESP, FSP, O Globo, ABA, MaxiMídia e APP, pela contribuição à área de publicidade e propaganda; e apontada entre três melhores profissionais de mídia do Rio de Janeiro. A executiva também integra o Conselho do Grupo de Mídia e está à frente, há mais de 10 anos, do time responsável por todo o conteúdo do Mídia Dados Brasil, maior estudo sobre Mídia no Brasil.

Luiz Felix

Formado em Design e Cinema, Felix atuou como editor e diretor criativo da revista Zupi, com passagem também pela criação da Vice. No Pixel Show, maior evento de arte e criatividade da América Latina, destacou-se como um dos curadores ao trazer formatos inovadores para o evento. Em competições, foi jurado do concurso “Cartaz”, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, e do “Festival de Curtas do Grande ABC”, além de ter participado duas vezes do júri do “Tyvek: ideias além do papel”. Além de dar palestras que abordam a temática criativa, também foi diretor de dois curtas-metragem documentário. Como curador, foi responsável por algumas exposições realizadas na cidade de São Paulo, com destaque para a “História do Grafite, contada pelos artistas do Pixel Show”, no MUBA. Na Africa, Felix é responsável pela curadoria artística, gráfica e criativa, trazendo novos formatos e um olhar especialista para diversos trabalhos da agência.

Website: https://www.sympla.com.br/print-summit-2019__662435

Web Site: