Proamb amplia Central de Disposição de Resíduos em Pinto Bandeira

Pinto Bandeira, RS 1/11/2019 –

Líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul, a Proamb, de Bento Gonçalves, vem investindo continuadamente para garantir a excelência nos serviços prestados – compromisso que mantém permanentemente renovado ao longo de seus 28 anos de atividades. O mais recente movimento da fundação no sentido da evolução contínua foi o início das obras de ampliação de sua Central de Disposição de Resíduos, sediada no município de Pinto Bandeira.

A unidade está recebendo uma nova vala com capacidade para 72 mil metros cúbicos de resíduos. Os trabalhos iniciaram pela preparação do terreno, com a detonação de rochas, criando uma cava dentro do basalto. Ali será construído um pavilhão – ou seja, um aterro totalmente coberto, estrutura propícia para receber resíduos industriais. A obra envolve, também, outras etapas como o processo de impermeabilização natural e sintética e construção do sistema de drenagem, com previsão de conclusão total na metade de 2020. O investimento está estimado em R$ 4 milhões.

Atualmente, a Central de Disposição de Resíduos em Pinto Bandeira recebe em torno de 5 mil metros cúbicos de resíduos por mês, principalmente os provenientes de indústrias galvânicas, metalmecânicas, curtumes e fundição, e também de papeleira e de borracha. Com a ampliação, sua capacidade dobrará, podendo receber até 10 mil metros cúbicos de resíduos por mês. A obra aumentará, também, a autonomia da unidade por mais 4 anos.

Os planos da Proamb para essa unidade de negócios não param com o projeto da ampliação. No futuro, existe a intenção de gerar energia na Central de Disposição de Resíduos através da instalação de uma usina fotovoltaica no local – plano em estudos e, principalmente, em consonância com o ideal da fundação de transformar o Rio Grande do Sul em um polo nacional de referência na gestão ambiental.

Sobre a Proamb

A Proamb se notabiliza por oferecer toda a gama necessária de serviços no segmento ambiental, por meio de suas seis unidades de negócios. Além da Central de Disposição de Resíduos, em Pinto Bandeira, existe a unidade de Energia, em Nova Santa Rita, a estrutura com a maior capacidade instalada de produção de combustível derivado de resíduo para coprocessamento do Rio Grande do Sul. Sua atividade é certificada pela ISO 9001 e abrange toda a região Sul do Brasil.

A Fundação Proamb também presta serviços de Engenharia e Consultoria às empresas, com soluções completas que contribuem para o crescimento dos parceiros por meio da gestão ambiental. Ampliando sua estrutura para monitoramento, em 2018 a Proamb implantou o Centro de Análises Ambientais em Bento Gonçalves. Cadastrado na FEPAM e reconhecido na norma ISO IEC 17025, opera plenamente com estrutura laboratorial completa, alta tecnologia e equipe de técnicos experientes para analisar águas e efluentes.

A cada dois anos, a Fundação realiza em Bento Gonçalves a FIEMA BRASIL, o mais importante encontro ambiental da região Sul. Uma feira dinâmica, que prioriza o conhecimento, a geração de negócios e a rede de relacionamento. Em paralelo, há o FiemaCon, encontro gerador de novas ideias com rica programação de seminários, palestras e workshops.

Website: https://www.proamb.com.br/

Web Site: