Problemas no controle do estoque podem gerar prejuízos incalculáveis às empresas

São Paulo, SP 9/3/2020 –

As empresas que trabalham com vendas de produtos físicos trabalham com estoque, e um bom gerenciamento é de suma importância para o aumento de lucros de uma empresa. O controle de estoque é uma estratégia de diminuição de custos, de desperdícios e melhor uso dos produtos que a empresa possui. Os problemas de estoque podem ser negativos às empresas de qualquer porte ou ramo, pois não possuem formas de sustentar furtos ou extravios, que comprometem o rendimento e o crescimento da empresa. A associação Brasileira de Segurança Orgânica realizou um estudo e demonstrou em 2018 que empresas 77% das nacionais já sofreram furtos que valeriam em média R$ 428,00. Isto indica que furtos de estoque ou desperdício podem causar sérios danos às empresas, que quando pequenas, podem não conseguir se reerguerem.

Guilherme Volpi, CEO da Soften Sistemas ressalta que “manter o estoque em dia também é de suma importância para a empresa, que precisa ter o controle de entrada e saída de mercadorias”. Para o dono de negócio, o controle de estoque auxilia em vários dados sobre a empresa e influencia diretamente em seus lucros, pois evita prejuízos. Assim como o financeiro precisa ser devidamente controlado, o estoque precisa de supervisão e análise rígida.

O excesso de produtos pode causar desperdícios devido a não utilização deles, bem como a não devolução do dinheiro investido nele. Se a empresa realizar compras em excesso em um momento que não podia, e o retorno financeiro não ocorre no momento esperado, pode inclusive se suceder falência do empreendimento. Em produtos perecíveis, deve-se redobrar a atenção pois as chances, pois caso não haja vendas, pode-se causar prejuízos incalculáveis a empresa. Assim, é necessário adquirir produtos de acordo com a demanda, evitando mercadorias perdidas ou capital paralisado, sem retorno de investimento.

Enquanto estoque parado é prejuízo constante para a empresa, outro problema que também atinge esta parte da administração é a falta de produtos necessários a manutenção de suas vendas. A escassez de mercadorias nas prateleiras causa sérias insatisfações nos clientes, podendo causar evasão e o negócio decair. Ao mesmo tempo, manter produtos no mostruário sem tê-los em estoque para a venda também pode causar decepção aos clientes, fazendo-os indo buscar em outro local o produto que desejam.

Operações necessárias como inventário de estoque beneficia a empresa de não ter desperdícios. A realização de um inventário periódico unido a um sistema de gestão de estoques trará resultados precisos. É um investimento que trará o retorno, diminuindo as chances de erros, dispensando anotações manuais e evitando grandes trabalhos.

Soften Sistemas oferece ao mercado soluções de software ideais para micro e pequenas empresas.

A empresa é referência em qualidade de produtos e atendimento. Com mais de 17 anos de mercado, conta ainda com mais de 20.000 clientes satisfeitos e mais de 150 colaboradores diretos.

A Soften conta com sistemas para desktop, ou seja, aplicativos instalados no computador e também soluções online, ideal para pequenas empresas que buscam maior praticidade e mobilidade.

Para saber mais sobre a Soften Sistemas, acesse: www.softensistemas.com.br

Website: http://www.softensistemas.com.br