Produtos orgânicos oferecem maior garantia para o consumidor quando se trata de saúde e origem do que está sendo consumido

Curitiba,PR 25/10/2019 –

Os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos, antibióticos, fertilizantes, ou seja, não contam com a presença de componentes químicos que podem ser prejudiciais a nossa saúde. Ter consciência alimentar é essencial para uma vida saudável e equilibrada. Que tal começar a cuidar da sua alimentação?

A agricultura orgânica, além de ser mais sustentável, não afeta o meio ambiente, pois faz o uso adequado da flora, fauna, solo e água. Além disso, os alimentos também são mais nutritivos, pois contam com mais vitaminas, minerais e antioxidantes e diminuem a possibilidade de danos à saúde e causam menos impactos à natureza.

Esse tipo de alimento também é muito mais saboroso, pois os aromas são mais intensos porque não há presença de agrotóxico ou produtos químicos que possam alterar a composição. As frutas, legumes, verduras, entre outros itens, que são cultivados com a agricultura convencional podem acarretar danos à saúde.

Na produção orgânica são utilizados sistemas naturais que atuam tanto na prevenção quanto no controle de pragas e, também, da fertilização do solo. Por exemplo, na produção de carnes e ovos, os animais são criados sem o uso de antibióticos, além de se alimentarem de pastos e rações cultivados de forma orgânica. Assim, esse tipo de agricultura evita a perda do solo fértil, auxilia na manutenção do consumo adequado de água pura – pois não há contaminação, diminui a poluição ambiental, estimula a biodiversidade e também prioriza o bem-estar animal.

Os alimentos que são cultivados de forma orgânica têm o selo de Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, ou seja, garante que um produto foi embalado ou processado segundo os critérios exigidos. Os produtos apenas recebem o selo quando os alimentos orgânicos forem auditados por uma certificadora ou também por um sistema que faz parte dos órgãos responsáveis.

Os pequenos agricultores também são ajudados, pois a maior parte da produção orgânica é originada de pequenos núcleos familiares que têm o cultivo como principal forma de sustento. Assim, os alimentos orgânicos restauram a biodiversidade do planeta, protegem a vida animal, vegetal e a agricultura respeita o equilíbrio e cria um ecossistema saudável, além de evitar prejuízos à saúde humana.

Que tal cuidar da própria horta?

O Santa Mônica Clube de Campo tem o projeto Vida Rural, onde o associado pode preparar o seu canteiro, escolher a muda, plantar e colher a produção. Todo o desempenho tem acompanhamento específico, sendo uma atividade que estimula o contato com a natureza e ajuda a manter o equilíbrio do meio ambiente.

O Santa Mônica conta, ainda, com várias atividades para toda a família, além de oferecer uma estrutura completa de lazer: piscinas, trilhas, esportes como natação, futebol, peteca, golfe, entre outras modalidades e, também, recreações infantis e cursos específicos para adultos. Que tal se tornar um associado e conhecer todas as vantagens?

Saiba mais sobre o clube em https://www.santamonica.rec.br/institucional/conheca-o-santa/

Website: https://www.santamonica.rec.br/institucional/conheca-o-santa/

Web Site: