Professores do MBA Gestão Tributária da FIPECAFI destacam-se em produção científica

São Paulo 14/7/2014 –

Os professores Carlos Alberto Pereira, diretor da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e coordenador do MBA Gestão Tributária da mesma instituição, e Mauro Fernando Gallo, professor do MBA Gestão Tributária da FIPECAFI, estão entre os três autores com maior produção líquida em contabilidade tributária, segundo pesquisa científica publicada em 2014 na Revista Contabilidade e Controladoria (RC&C).
Com o objetivo de analisar a produção científica sobre Contabilidade Tributária brasileira, Antonio Carlos Campodonio Eloy Junior, Sandro Vieira Soares e Maria Denize Henrique Casagrande, autores do artigo “A produção científica brasileira sobre contabilidade tributária em periódicos e eventos no período de 1989-2011” realizaram uma pesquisa bibliométrica, com base em artigos apresentados em eventos científicos e publicados em revistas ligadas ou mantidas por programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade.

Os responsáveis pela pesquisa indicam que: “Os três autores mais produtivos são: Luiz Antônio Abrantes, com 17 publicações; Mauro Fernando Gallo, com 10 publicações; e Carlos Alberto Pereira, com 9 publicações”. Também se destacam pela produção diversos pesquisadores do Núcleo de Estudos em Controladoria e Gestão Tributária (CGT) e professores do MBA Gestão Tributária, como: Henrique Formigoni e Marcelo Coletto Pohlmann.

O Núcleo de Estudos em Controladoria e Gestão Tributária (CGT) é coordenado pelo Prof. Carlos Alberto Pereira, professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), contando com o apoio da FIPECAFI e a participação de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino. Um dos principais objetivos do Núcleo – que é vinculado ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP – é incentivar a pesquisa, a produção científica e a produção técnica sobre temas tributários em controladoria e contabilidade, tendo já publicado 3 livros e vários artigos em congressos e revistas especializadas.
Mais informações:

Assessoria de Comunicação FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras)