Profissão desenvolvedor: como conseguir a contratação imediata

27/2/2020 – As habilidades sociais são importantes porque os desenvolvedores trabalham em projetos criados para gerar experiências relevantes para os consumidores

Apesar de serem profissionais altamente demandados pelo mercado de trabalho, contratar um desenvolvedor pode se tornar uma tarefa difícil por vários motivos. O mercado busca profissionais que, além de anos de experiência, possuam os soft skills necessários para reagir de forma rápida e assertiva em momentos de pressão. Por esse motivo, muitas vezes os recrutadores nas áreas de TI se concentram mais nas habilidades comportamentais dos candidatos do que na formação acadêmica.

Encontrar o profissional certo para ocupar o cargo de desenvolvedor é extremamente relevante para as empresas, que hoje enfrentam o desafio de gerar experiências agradáveis e eficazes para os consumidores. Por isso, escolher um profissional que esteja adaptado à cultura e objetivos organizacionais é crucial para as organizações.

Tanto para profissionais que trabalham como freelancers quanto para aqueles que fazem parte do quadro de funcionários de uma empresa, as capacidades técnicas funcionam como um eixo central do trabalho, tão importante quanto as habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano são as mais difíceis de encontrar. De acordo com recrutadores, a comunicação está no topo da lista de características mais buscadas, além da facilidade de entrar e sair de um projeto com rapidez e flexibilidade.

As habilidades sociais são importantes porque os desenvolvedores trabalham em projetos criados para gerar experiências relevantes para os consumidores. Para isso, é mandatório que elas sejam empáticas com as necessidades dos clientes. Também são incentivados a serem curiosos e investigar os pontos fortes do negócio para fornecer soluções e visões disruptivas.

“Essa combinação de habilidades deve refletir-se no trabalho diário e interação do desenvolvedor com as áreas com as quais ele está em contato. Devem possuir a capacidade de explicar aos gerentes de áreas como seu trabalho terá impacto nos negócios, e também conseguir desvendar quais são as necessidades da empresa para cada área de negócio e as ferramentas mais adequadas para cada caso.”, diz Ezequiel Ruiz, vice-presidente de aquisição de talentos da BairesDev, a empresa de desenvolvimento de software da América Latina que mais cresce na região e possui o Top 1% de talento local.

Além disso, os desenvolvedores precisam conhecer algoritmos e estruturas de dados. Isso deve ser levado em consideração, porque muitas vezes os autodidatas não têm esse conhecimento teórico. Profissionais com essa expertise são altamente valorizados, pois são capazes de identificar rapidamente soluções e calcular novas rotas em caso de necessidade.

“Por tudo isso, na BairesDev, focamos na seleção dos melhores profissionais para integrar a nossa estrutura. Anualmente recebemos mais de 240.000 pedidos de emprego de engenheiros para trabalhar em nossa equipe, dos quais apenas o 1% mais talentosos e 100% bilíngues são contratados. “, diz Ruiz.

Os mais procurados

Além das habilidades pessoais, o atual mercado de trabalho de TI exige conhecimento nas seguintes tecnologias:

· Inteligência Artificial (IA): conforme as empresas sabem mais sobre as vantagens dessa tecnologia, mais a utilizam. Segundo o relatório do AI Index 2018, o uso de soluções de IA em empresas norte-americanas aumentou 113% entre 2015 e 2018. Isso aumenta a demanda e, consequentemente, a concorrência na busca pelos melhores talentos. A IBM previu que este ano haverá perto de 2,7 milhões de ofertas de emprego em IA.

· Internet das coisas (IoT): segundo Statista, o número de dispositivos conectados no Mundo à Internet das Coisas totalizará 75.440 milhões em 2025, cinco vezes o valor do período 2010-2020.

· Blockchain:
Embora o setor financeiro seja o que mais aproveitou os benefícios dessa tecnologia, hoje seu uso já se expandiu para outras indústrias. Segundo o Gartner, a maioria das empresas tradicionais considerará o uso da tecnologia, embora seu progresso seja lento. Até 2023, apenas 10% das empresas serão transformadas com o seu uso.

Ser bem-sucedido na competição pelos melhores talentos é crucial para as empresas. Atualmente, quem deseja obter contratação imediata deve estar tecnicamente preparado para atuar com as mais recentes tecnologias exigidas pelo mercado e também investir no desenvolvimento das habilidades pessoais.

Por sua vez, as empresas, para serem capazes de atrair os talentos escassos e desejados, precisam ter boa reputação e marca empregadora, pois, os profissionais mais preparados recebem muitas ofertas e podem escolher a empresa em que querem trabalhar.

Sobre BairesDev

Somos a empresa de soluções tecnológicas com maior crescimento na América Latina, com escritórios nas principais cidades da região e nos Estados Unidos. Oferecemos serviços para empresas de todos os tamanhos, desde startups até empresas mundialmente conhecidas, lideramos projetos para Google, Rolls-Royce, Pinterest, IBM, Sirius XM, Motorola, Viacom, entre outros. Anualmente, recebemos mais de 240 mil currículos de candidatos interessados em trabalhar em nossa equipe, dos quais apenas os mais talentosos e 100% bilíngues, são contratados.

Website: http://www.bairedev.com

Web Site: